Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Comer batatas fritas e refrigerantes pode aumentar risco de Alzheimer

É a conclusão de um estudo que alerta para os perigos de alimentos processados.

Comer batatas fritas e refrigerantes pode aumentar risco de Alzheimer
Notícias ao Minuto

17:30 - 28/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

São muitos os fatores que podem influenciar um diagnóstico de Alzheimer, incluindo a alimentação de cada um. Recentemente, foi lançado um estudo que reforça esta ideia, afirmando que as pessoas que consomem, regularmente, alimentos altamente processados podem estar a aumentar o risco de virem a desenvolver Alzheimer. 

Foram analisados, durante cerca de 10 anos, os dados de mais de setenta mil pessoas, com mais de 55 anos. Com estas informações os investigadores chegaram à conclusão que a cada aumento diário de 10% no consumo de alimentos processados, como batatas fritas ou refrigerantes, o risco de demência aumenta em 25%.

Huiping Li da Universidade de Medicina de Tianjin, na China, e um dos autores do estudo, explicou ao jornal The Mirror que, além de terem encontrado esta ligação entre os alimentos processados e o Alzheimer, também descobriram que "substituí-los por opções saudáveis ​​pode diminuir o risco". Isto significa que trocar cerca de 10% destes alimentos por frutas frescas, vegetais ou legumes como ervilhas ou lentilhas pode reduzir o risco de Alzheimer em 19%.

Segundo os investigadores é importante saber que a definição alimentos processados se refere a hambúrgueres, 'nuggets' de frango, salsichas, pizzas, mas também iogurtes, gelados, bolos, biscoitos e refrigerantes. Sem esquecer ketchup, maionese, refeições pré-feitas e cereais de pequeno-almoço. Todos estes produtos são caracterizados por serem ricos em açúcar adicionado, gordura e sal e muito pobres em proteínas e fibras. 

Leia Também: Alzheimer: Os sintomas a que deve estar atento

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório