Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Técnicas que o vão ajudar a transformar a sua relação com a comida

Tudo o que precisa de saber para fazer uma 'alimentação consciente'.

Técnicas que o vão ajudar a transformar a sua relação com a comida
Notícias ao Minuto

21:05 - 27/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Dietas e restrições de determinados grupos alimentares podem fazer com que a sua relação com a comida mude para sempre e se torne pouco saudável, no entanto, existem diferentes técnicas que o vão ajudar a evitar que isso aconteça. 

Para esclarecer a revista Psychologies consultou estudos e especialistas para partilhar as dicas que o vão ajudar a mudar e melhorar a sua relação com a comida.

O essencial é começar por se focar apenas nos alimentos. Quando come, a sua missão deve ser entender quais são os benefícios de cada alimento para o nosso organismo e criar uma forma diferente de apreciar todas as garfadas. 

Trocando por miúdos, fazer uma 'alimentação consciente' é ligar a cabeça ao corpo, para ambos estarem presentes no momento da refeição, algo que o vai ajudar a perceber quando está satisfeito e não precisa de comer mais. 

Apostar nestes comportamentos vai fazer com que se sinta mais relaxado quando estiver rodeado por comida - que existe para ser apreciada e não para ser o inimigo, explicam os especialistas à revista.

É importante tentar envolver todos os sentidos na experiência quando se come. A recomendação é que ao sentar-se para comer tire uns minutos para olhar bem para a comida, apreciar as cores e os aromas. Quando começar a comer tente reparar nas texturas e sabores. Tenha sempre o cuidado de registar as emoções que diferentes alimentos trazem. 

Ter calma quando come também é essencial. Mastigue tudo com muita calma para poder apreciar todas as partes da refeição. Lembre-se de baixar o garfo quando estiver a mastigar para conseguir processar toda a informação com calma. Comer devagar é muito bom para a digestão e também liberta hormonas que aliviam o stress, quando não está distraído e apenas focado nos alimentos. 

Fazer uma 'alimentação consciente' não é algo tão fácil como parece, por isso, é preciso ter paciência e tentar evitar, ao máximo, os fatores internos ou externos que o possam distrair durante as refeições. 

Leia Também: Ácido fólico. O que é e em que alimentos se encontra

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório