Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Sintomas da doença que 'destruiu' partes do cérebro de Emilia Clarke

Daenerys Targaryen, a 'mãe dos dragões' sofreu dois aneurismas enquanto gravava a famosa e multipremiada série 'Game of Thrones'. A atriz chegou mesmo a não conseguir lembrar-se do seu próprio nome. 

Sintomas da doença que 'destruiu' partes do cérebro de Emilia Clarke
Notícias ao Minuto

09:06 - 27/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Emilia Clarke revelou recentemente, em entrevista à BBC, que há partes do seu cérebro que "desapareceram" devido aos dois aneurismas que teve enquanto gravava a série 'Game of Thrones'. A atriz, de 35 anos, sofreu de afasia, um distúrbio ou transtorno da comunicação que interfere na capacidade de processamento da linguagem e prejudica a capacidade de falar e de compreender. 

Mas, afinal, o que é um aneurisma? O que causa? E quais os tratamentos? O grupo Lusíadas Saúde refere que resulta da "dilatação da parede de uma artéria, que forma uma espécie de balão mais frágil que não consegue resistir à pressão arterial elevada o que pode tornar-se uma situação muito grave". Um dos problemas é que a maioria não dá sinais. Por vezes, são detetados acidentalmente, quando se faz uma TAC ou uma ressonância magnética por outro motivo.

Por outro lado, "quando o aneurisma gigante (maior que 2,5 centímetros) com efeito de massa comprime uma zona cerebral relevante pode haver alguns sintomas, como dor de cabeça, visão turva ou alguma dormência facial". "Uma dor de cabeça súbita e intensa, normalmente descrita como a pior dor de cabeça de sempre, deve ser investigada de imediato — pode indicar rutura de um aneurisma. Acontece anualmente em 10 por 100 mil pessoas. A rutura de aneurisma representa 5% dos acidentes vasculares cerebrais", alerta. 

A hipertensão, diabetes, tabagismo, consumo excessivo de álcool e certas drogas, bem como a história familiar de doença, são fatores de risco. "O tratamento consiste em fechar o aneurisma, impedindo que o sangue o preencha", através de cirurgia e de embolização ou tratamento endovascular. No entanto, "tipicamente, não se intervém nos aneurismas muito pequenos". 

Leia Também: Emilia Clarke com "partes do cérebro desaparecidas" após dois aneurismas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório