Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 29º

Hepatite em crianças. Cientistas mais perto de descobrir origem do surto

Mistério resolvido?

Hepatite em crianças. Cientistas mais perto de descobrir origem do surto
Notícias ao Minuto

07:50 - 27/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Dois estudos independentes, realizados com crianças no Reino Unido, que aguardam revisão pelos pares, afastam a suspeita de ligação entre  a Covid-19 e os casos recentes de hepatite aguda nos mais novos, que começaram a surgir em outubro do ano passado. Os investigadores da Universidade de Glasgow e do Hospital Great Ormond Street acreditam que estes possam ter resultado da co-infeção de dois tipos de vírus em simultâneo. 

As equipas de investigadores detetaram encontraram elevados níveis do vírus adeno-associado 2 (AAV2, na sigla em inglês) em praticamente todas as crianças testadas. Por não ter capacidade de replicar-se sem a ajuda de um vírus auxiliar, os cientistas ponderam a hipótese de co-infecção a partir de dois vírus: o adenovírus, que costuma causar dores de estômago e gripes, e o vírus (AAV2).

Ainda assim, Emma Thomson, uma das autoras do estudo da Universidade de Glasgow, alerta que são necessárias mais evidências para determinar a origem do surto que, desde outubro de 2021, provocou a morte a 18 criança. Além disso, "temos de perceber melhor a circulação sazonal do AAV2, um vírus que não é monitorizado regularmente. Um pico de uma infecção por um adenovírus pode ter coincidido com um pico na exposição ao AAV2, levando a esta manifestação incomum de hepatite em crianças", diz em declarações ao jornal The Guardian.

O estudo da Universidade de Glasgow envolveu nove indivíduos e 58 crianças saudáveis, enquanto a investigação do Hospital Great Ormond Street contou com 28 pacientes, cinco dos quais transplantados ao fígado devido à severidade da doença.

Recorde-se que a Organização Mundial da Saúde não chegou a determinar a causa dos mais de mil casos prováveis de hepatite aguda infantil. Em Portugal, recorde-se que foram registados 19 casos da doença, sem necessidade de transplante hepático.

Leia Também: Sobe para 429 o número de casos de hepatite infantil aguda no mundo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório