O termo 'pernas de morango' refere-se a pequenos pontos pretos que podem aparecer, espalhados pelas pernas, por exemplo, depois da depilação. Trata-se de algo muito comum e fácil de resolver, explica a Marie Claire.
A revista americana falou com vários especialistas para explicar tudo o que precisa de saber, nomeadamente, o que provoca e como tratar este problema.
Primeiro é importante saber que as 'pernas de morango' acontecem quando os poros dilatados ou folículos capilares prendem pele morta, óleo ou bactérias. Isto faz com que o folículo piloso escureça, porque o óleo e a sujidade oxidam.
Normalmente, estes 'pontos pretos' aparecem após a depilação, que recorre ao uso de lâminas, no entanto também podem ser um sintoma de doenças na pele. Segundo a publicação, é o caso da 'foliculite' (inflamação e muitas vezes infeção dos folículos pilosos) e acne.
Leia Também: Saiba tudo o que precisa de fazer para remover e prevenir pontos negros
Para tratar 'pernas de morango' existe uma palavra de ordem: esfoliação. Citada pela revista a dermatologista e enfermeira Emma Coleman, recomenda que se use exfoliante, com uma luva ou esponja, durante o duche e "produtos que contêm ureia, que hidratam, e ingredientes como ácido salicílico, ácido láctico ou alfa-hidroxiácidos que ajudam a soltar a escama que adere aos folículos".
Também pode ser importante usar gel de depilação quando usa lâminas. Quando terminar o processo de depilação ou esfoliação é importante usar hidratante para não ficar com a pele seca.
A forma mais eficaz de prevenir que isto volte a acontecer é, segundo os especialistas, adotar uma técnica de depilação diferente como a cera quente ou laser.
Leia Também: O bê-á-bá de como fazer depilação em casa