Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19 pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes

É a conclusão de um estudo publicado, esta semana, no Reino Unido.

Covid-19 pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e diabetes
Notícias ao Minuto

12:00 - 22/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

A Covid-19 continua a ser estudada e é provável que, nos próximos tempos, se venham a descobrir novidades sobre este vírus e as consequências que pode ter na saúde das pessoas.

Agora, um estudo feito por investigadores da King's College London, no Reino Unido, afirma que as pessoas que contraem o SARS-CoV-2, estão mais em risco, principalmente nos três meses pós infeção de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. 

Estudaram os registos anónimos de mais de quatrocentos mil pacientes com Covid-19 e o mesmo número de indivíduos de "controlo", agrupados por idade e sexo. Isto significa que analisaram uma amostra de pacientes com este vírus que desenvolveu, pela primeira vez, doenças cardiovasculares e diabetes, e uma uma amostra de pessoas que não contraíram o vírus. 

Leia Também: Covid-19. Adolescentes estão mais em risco do que adultos, diz estudo

Os resultados confirmaram que as pessoas que contraíram o vírus foram diagnosticadas, em mais de 81%, com diabetes, nas primeiras quatro semanas após o resultado positivo, e que o risco permaneceu elevado, em 27%, por um período de até 12 semanas após a infeção.

O vírus também foi associado a um aumento nos diagnósticos de doenças cardiovasculares, em geral, principalmente, no desenvolvimento de embolia pulmonar e batimentos cardíacos irregulares. No entanto, este risco começou a diminuir cinco semanas após a infeção e voltou aos níveis normais dentro de 12 semanas a um ano.

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid-19. Está a ser desenvolvido um teste que usa células da pele

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório