Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Monkeypox: Os sintomas secundários que pode sentir depois da vacinação

Saiba o que pode esperar depois de tomar a vacina.

Monkeypox: Os sintomas secundários que pode sentir depois da vacinação
Notícias ao Minuto

10:00 - 19/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Monkeypox

Segundo a DGS - Direção Geral de Saúde é essencial que se tome a vacina, contra a Monkeypox, nos primeiros quatro dias pós-contacto. Tal como acontece com outras vacinações, é provável que a vacina deste vírus provoque alguns efeitos secundários, por isso, é importante saber quais são para não se preocupar desnecessariamente. 

A Self, revista especializada em 'lifestyle', falou com vários especialistas que explicaram quais são os potenciais efeitos secundários desta vacina. No geral, pode contar com alguns sintomas de constipação ou gripe, durante alguns dias após qualquer tipo de vacina. É algo completamente normal porque o corpo está a trabalhar para desenvolver uma resposta de imunidade. 

Em Portugal, e em quase todos os países, está a ser administrada a vacina produzida pela Bavarian Nordic (BN), que está a ser comercializada com designações diferentes: nos EUA é 'Jynneos'; no Canadá é 'Imvamune'; e na Europa como 'Imvanex'. Segundo a FDA - agência federal americana que fiscaliza alimentos e medicamentos - esta vacina pode provocar dores; inflamação ou comichão no local da vacina; dores musculares; dores de cabeça; fadiga; náuseas; febre; e até arrepios. 

Trata-se de uma vacina de terceira geração contra a varíola (vacina de vírus 'vaccinia ankara', modificado vivo – MVA-BN) e ao contrário das restantes deste género não deixa marca ou cicatriz no local onde é administrada. 

Os sintomas pós-vacina não são iguais para toda a gente e, por isso, não existe um "guia" definido sobre o que deve fazer nos dias depois de a tomar. Os especialistas dizem que é normal que não se sinta a 100% nos dias seguintes (algo que não é preocupante), mas que pode ajudar ter uns dias mais calmos pós-vacina, para poder recuperar.

Beber muitos líquidos, descansar, fazer refeições fáceis e tomar, caso seja necessário, analgésicos de venda livre podem ajudar a superar qualquer desconforto. Não foram associados sintomas graves com esta vacina, no entanto, é importante que estar atento aos sinais que o corpo lhe dá.

Se sentir que está a fazer reação alérgica, que se manifesta com sintomas como urticária, dificuldade em respirar, inflamação da cara, batimentos cardíacos acelerados, tonturas ou fraqueza, deve procurar ajuda médica imediatamente. É algo raro que provável ao qual só deve estar mesmo a tempo se já tiver feito reação a outras vacinas. 

Leia Também: Monkeypox: 11 novos sintomas que podem facilmente passar despercebidos

O que fazer se apresentar sintomas de Monkeypox:

A Direção-Geral da Saúde recomenda que quem apresente lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, procure aconselhamento médico e evite o contacto próximo com os outros. É ainda recomendada a higienização das mãos com regularidade.

O vírus Monkeypox foi descoberto, pela primeira vez, em 1958 quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colónias de macacos mantidos para investigação, refere o portal do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês).

O primeiro caso humano de infeção foi registado em 1970 na República Democrática do Congo, durante um período de esforços redobrados para erradicar a varíola. Desde então, vários países da África Central e Ocidental reportaram casos.

Apesar de a doença não requerer uma terapêutica específica, a vacina contra a varíola, antivirais e a imunoglobulina vaccinia podem ser usados como prevenção e tratamento.

O tempo de incubação é, geralmente, de sete a 14 dias, e a doença, endémica na África Ocidental e Central, dura, em média, duas a quatro semanas.

Leia Também: Monkeypox. DGS recomenda vacina nos primeiros quatro dias pós-contacto

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório