Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Vai de férias em grupo? Siga estas dicas para evitar conflitos

Ir de férias pode tornar-se um verdadeiro pesadelo. Evite seguindo estas dicas da psicóloga Vera de Melo.

Vai de férias em grupo? Siga estas dicas para evitar conflitos
Notícias ao Minuto

09:23 - 14/07/22 por Marta Amorim

Lifestyle Comportamento

Calor e férias de verão significam dias de descanso. Mas nem sempre.

Chegam as tão desejadas férias depois de meses inundados por tarefas laborais, pessoais e familiares as expetativas são elevadíssimas.

Mas como a psicóloga clínica alerta, diferentes pessoas, com diferentes perfis de personalidade são ingredientes para potenciar verdadeiros conflitos e arruinar com qualquer expectativa de descansar. "Tudo pode servir para discutir, desde horários, rotinas, logística, organização, o que cada um quer e não quer fazer ou até mesmo o que o outro disse ou não disse…", refere. 

Siga as dicas da especialista Vera de Melo e aproveite as suas férias sem discussões:


Empatia. A mente tem dificuldade em acalmar-se e adaptar-se ao novo ritmo. Todas as pessoas são diferentes pelo que é preciso respeitar os vários ritmos e necessidades e forma de ver a realidade. Lembre-se, existem tantas perspetivas quanto estrelas no céu.

Planeamento. É importante antes das férias ter uma conversa prévia com todas as pessoas para definir os limites de cada um, as expectativas, o que cada um quer e não quer fazer, o que não se importa de ceder ou aquilo que não cede de todo. Podem também decidir sobre o uso das redes sociais e a visibilidade do que sequer e não quer partilhar ou que partilhem sobre cada pessoa. O planeamento é sempre o segredo do sucesso.

Realidade. As férias não são tábuas de salvação, ou elixires milagrosos para melhorar relacionamentos ou alterar hábitos muito enraizados. As férias podem potenciar frustrações, acentuar divergências, provocar silêncios constrangedores, agravando conflitos pré-existentes. Não fantasie a realidade viva-a apenas sem expectativas. Recordo que está de férias.

Respeito. Pode haver atividades de que os outros não gostam pelo que não obrigue ninguém a ter de passar pela situação de stress ou tensão de fazer algo contrariado. Lembre-se de não criticar, julgar, nem impor as suas ideias.

Paciência. Traz consigo a serenidade que permite relativizar, permitindo viver os seus dias de férias com mais leveza, dando assim às situações a importância que elas têm. Lembre-se de não considerar a discussão como um ataque pessoal, nem responda, sem compreender os verdadeiros motivos do outro. Não se deixe impregnar por pensamentos tóxicos. Pratique a escuta seletiva.

Positividade. Foque-se apenas nos aspetos positivos do seu dia. Retenha todos os dias o que gosta nos outros, nas suas atitudes para consigo e para com terceiros. Foque-se no que acrescenta.

Foco na solução. Diariamente foque-se sempre na solução e não no problema. Não interrompa, critique ou desvalorize o outro e a sua opinião. Concordando ou não, o outro tem o direito de se sentir de determinada forma. Lembre-se que não há certos ou errados, há apenas diferentes opiniões/perceções. Nunca ridicularize e acima de tudo fique a remoer no sucedido. Lembre-se, que tudo o que nos focamos aumenta de importância.

Leia Também: Colónia de férias 'O Século' regressa depois de dois anos parada

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório