Hoje em dia o stress é algo completamente normal e banalizado, no entanto, é necessário saber reconhecer como é que afeta cada um. Os níveis de stress são mais altos durante o horário de trabalho e, normalmente, cada um desenvolve diferentes características de personalidade, neste contexto, e algumas podem ser (mesmo que não tenha noção) formas de ansiedade.
O Huffpost - meio de comunicação online - falou com vários psicólogos e criou uma lista com as cinco características de personalidade que são, provavelmente, formas de ansiedade.
Ser perfecionista é a característica - muito repetida em entrevistas de emprego - mais associada com ansiedade. Pessoas perfecionistas são altamente críticas e podem tornar-se defensivas quando alguém, até mesmo um chefe, tenta oferecer críticas construtivas ao seu trabalho, por exemplo. É também comum, nestas pessoas, ter baixa autoestima ou um (quase crónico) "medo de falhar".
Leia Também: O stress social pode estar a envelhecer o seu sistema imunitário
A necessidade de agradar toda a gente é algo que, a certo ponto, irá fazer mais mal do que bem. Trata-se de uma forma de ansiedade porque nasce da preocupação do que as outras pessoas vão pensar ou dizer. Quando diz que sim a alguma coisa, mesmo sem ter tempo ou energia, está a sacrificar o seu bem-estar.
Ao ato de evitar executar tarefas, até ao último momento possível, chama-se procrastinar, um dos termos mais populares do século e outra forma de ansiedade. Isto significa que evitar certas conversas e prazos difíceis acaba por causar mais stress.
Quando uma pessoa está a lidar com ansiedade pode manifestá-la através de comportamentos que se podem considerar microgestão ('micromanagement'). O termo refere-se a uma pessoa que sente uma forte necessidade de controlar os detalhes mínimos de cada tarefa, mesmo que isso os torne menos populares, entre os colegas de trabalho que provavelmente a vão considerar arrogante.
Se é aquela pessoa que precisa, por exemplo, de acompanhar a vida social de cada colega de trabalho para poder ser considerado o melhor funcionário, também pode sofrer de ansiedade. Querer estar sempre dentro do assunto pode ser o resultado do medo de não ser apreciado e não ser aceite, caso não se envolva nestas "transações sociais".
Leia Também: Quatro hábitos que 'sugam' a energia e fazem disparar a ansiedade