Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Covid: Jejum intermitente pode reduzir o risco de complicações graves

É a conclusão de um estudo lançado recentemente.

Covid: Jejum intermitente pode reduzir o risco de complicações graves
Notícias ao Minuto

11:00 - 11/07/22 por Margarida Ribeiro

Lifestyle Covid-19

Todos os dias são reveladas novidades sobre a Covid-19 e a mais recente é a conclusão de um estudo, onde se confirma que o jejum intermitente está associado a um menor risco de hospitalização ou mortalidade em pessoas com coronavírus. 

Foram analisados mais de duzentos pacientes que testaram positivo para o vírus, entre os quais setenta e três praticavam jejum intermitente, pelo menos, uma vez por mês. 

Segundo o estudo, publicado no BMJ Nutrition, Prevention & Health, é essencial continuar a avaliar o potencial do jejum intermitente como uma técnica preventiva ou terapêutica - de curto e longo prazo - e como uma abordagem complementar às vacinas e terapias antivirais para reduzir as consequências mais graves de Covid-19. 

Leia Também: Covid. DGS reduz isolamento para doença ligeira e assintomáticos

O jejum reduz a inflamação, algo importante no tratamento deste vírus porque a hiper inflamação pode aumentar o risco, nas pessoas com Covid-19, de complicações graves. Além disto, após doze a catorze horas de jejum, o corpo deixa de usar glicose no sangue, passando a utilizar cetonas, incluindo o ácido linoleico - que pode ajudar a que o vírus seja menos capaz de se ligar a outras células. 

Outro possível benefício do jejum intermitente é que promove o "sistema de reciclagem" do corpo que faz com que as células danificadas e infetadas sejam regeneradas ou eliminadas. 

Os investigadores realçam que é necessário continuar a estudar este fenómeno e que as pessoas analisadas neste estudo já fazem jejum intermitente há vários anos. Além disto, é essencial ir ao médico antes de começar uma dieta deste género e, apesar de parecer promissor, o jejum intermitente não é um substituo para a vacinação. 

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: O que se sabe da BA.2.75, a nova subvariante da Ómicron

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório