Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Largue já os cotonetes! Saiba por que é que não os deve usar nos ouvidos

Um grupo de especialistas explica quais são as consequências negativas deste hábito.

Largue já os cotonetes! Saiba por que é que não os deve usar nos ouvidos
Notícias ao Minuto

07:00 - 08/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Não, infelizmente, não é a única pessoa que continua a usar cotonetes nos ouvidos. É um hábito comum que já foi considerado errado, várias vezes, por médicos. A Self juntou diferentes especialistas para conseguir explicar, de uma forma correta e completa, porque é que se devem evitar os cotonetes nos ouvidos. 

Primeiro, o meio de comunicação explica que os cotonetes nunca foram pensados para ser usados nos ouvidos, mas sim para pequenas tarefas como "arranjar o rímel", "limpar o verniz a mais nas unhas" ou até para "limpar os cantos do computador". 

Usar um cotonete para remover cera é muito tentador, mas todos os médicos recomendam que não o faça, porque facilmente se pode ferir. O principal problema desta técnica é que é muito difícil ver bem para dentro do ouvido, o que significa que não há como saber em que pode estar a tocar com aquele pedaço de algodão. A Self deixa até uma analogia: "usar um cotonete para retirar a cera do ouvido é um como conduzir um carro com uma venda nos olhos".

As complicações mais comuns do uso de cotonete incluem, por exemplo, a perda da ponta de algodão no ouvido. Além disto, também pode ferir o seu canal auditivo, algo que provoca infeções dolorosas, ou até furar o tímpano com um cotonete - o que pode levar à perda de audição. 

Mesmo as pessoas que são muito cuidadosas com os cotonetes podem vir a ter problemas porque ao usar esta técnica está a empurrar a cera para o fundo do ouvido, algo que o vai bloquear e, possivelmente, provocar uma infeção ou perda de audição. 

Segundo os especialistas limpar os ouvidos não é algo necessário já que a cera é empurrada para fora do ouvido à medida que continua a ser produzida. No entanto, para as pessoas que quiserem mesmo limpar os ouvidos, a recomendação da Self é que se use um pano e um pouco de sabonete para limpar as dobras externas, os lóbulos e a parte de trás das orelhas.

Tem é que evitar mesmo o canal auditivo.

Leia Também: Saiba como poderá estar a prejudicar o seu metabolismo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório