Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dormir muito e bem é essencial para perder peso, dizem especialistas

A qualidade do sono pode afetar na positiva ou na negativa os seus esforços para perder peso.

Dormir muito e bem é essencial para perder peso, dizem especialistas
Notícias ao Minuto

18:03 - 06/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Conseguir perder peso de uma forma saudável pode ser extremamente difícil e é possível que a qualidade e duração do sono estejam a influenciar, negativamente, os seus resultados. Quem o diz são os especialistas do National Center for Biotechnology Information, nos EUA, que estudaram a ligação entre a perda de peso e sono. 

Entre as teorias que resultaram deste estudo está a que afirma que a falta de sono pode afetar, negativamente, a capacidade do corpo de regular os neurotransmissores, explica o The Mirror. Isto faz com estes transmissores, que sinalizam a necessidade de consumir calorias, não funcionem corretamente, o que pode afetar o apetite e aumentá-lo. 

O mesmo estudo sugere que as pessoas que nunca dormem bem optam, geralmente, por comer alimentos com mais calorias e carboidratos porque "a privação do sono pode diminuir a atividade nas áreas do cérebro que avaliam o apetite".

Leia Também: Combinar mudanças no estilo de vida e medicação pode ajudar a perder peso

A falta de sono altera, ou em alguns carros interrompe, o ciclo natural de vinte e quatro horas do corpo, afetando o metabolismo. Quando está desregulado o metabolismo pode alterar a quantidade de comida que se ingere, afetar os níveis de energia e enfraquecer a tolerância do corpo à glicose. 

Todos estes fatores podem contribuir para diferentes problemas desde o aumento do peso e obesidade a diabetes tipo dois. 

O The Mirror deixa algumas dicas de especialistas que podem melhorar todo este processo como "não comer antes de dormir", algo que o pode manter acordado e que, segundo diferentes estudos, pode influenciar a perda de peso. 

É também essencial criar uma rotina de exercício, algo que o vai deixar mais cansado e ajudar a dormir melhor o que, por sua vez, vai ajudar a que os seus treinos sejam mais produtivos. O recomendado são cerca de cento e cinquenta minutos por semana que idealmente devem acontecer de manhã para não o impedir de ir para a cama cedo. 

Além de tudo isto, o meio de comunicação, alerta para a necessidade de se dormir pelo menos mais de seis horas por noite. Já que um outro estudo descobriu que os participantes que dormiam durante um período mais curto tinham mais probabilidades de se tornarem obesos. Criar uma boa e regular rotina de sono vai ajudar e regular o seu metabolismo. 

Leia Também: A bebida de seis ingredientes que faz perder peso (com saúde)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório