Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Transformar a sua própria casa num santuário de férias? Sim, é possível

E se aquela casa de praia de sonho que namora ao folhear uma revista fosse a sua própria habitação? Um cenário idílico mas utópico? E se lhe disséssemos que poderá não ser bem assim? Efetivamente, pode transformar a sua casa de sempre num santuário de férias recorrendo apenas à decoração. Mostramos-lhe como.

Transformar a sua própria casa num santuário de férias? Sim, é possível
Notícias ao Minuto

09:55 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Férias. Por esta altura, com o calor a apertar, todos os nossos sentidos começam a ficar alinhados numa só direção: Fazer uma pausa, desfrutar de tempo de qualidade, alheio a ditadura de horários, em família ou entre amigos. Relaxar. Uns serão mais adeptos de praia, outros preferirão o campo. Uns terão planos para voos maiores além-fronteiras, outros optarão por explorar destinos menos longínquos. Grosso modo, quaisquer que sejam os contornos, o denominador comum que toma de assalto o nosso pensamento durante todo o verão resumir-se-á férias. Isto na teoria, claro.

Na prática, a maioria terá os dias contados para poder usufruir de um merecido descanso - que saudades do tempo de escola, sem amarras, em que três meses pareciam ser eternos! -, para não mencionar outras contingências que poderão hipotecar os planos e relegar as sonhadas férias para o campo dos desejos por concretizar. Mas temos uma proposta que poderá tornar a época estival menos sofrível quando as obrigações laborais (e outras vicissitudes) se impõem: transportar as férias... para dentro de portas. Como? Transformando a decoração da sua habitação com auxílio das dicas da hôma - Happy Home Living.

É tudo uma questão de cor?

Para ter uma casa de praia, não tem necessariamente de morar na praia. É possível tornar a sua própria habitação - onde quer que a mesma fique localizada - num santuário de férias, onde possa de facto 'desligar' e repousar. O segredo está na decoração. Comecemos pelas cores, que são preponderantes neste processo.

Notícias ao Minuto © hôma  

A escolha de tons predominantemente claros é o primeiro passo para que seja bem-sucedido. Ao branco e bege caberá o papel principal, mas esse protagonismo poderá ser partilhado com o verde e sobretudo com o azul. Não só essas cores remetem para um imaginário de vida costeira, como tons claros têm a capacidade de fazer com que o espaço pareça maior, além de transmitirem serenidade. 

Saliente-se que esta preferência no que às opções cromáticas diz respeito deve ser transversal, aplicando-se nomeadamente ao mobiliário, que para lá de claro se quer ainda simples e prático, potenciando a criação de um ambiente mais fresco e airoso.

Notícias ao Minuto © hôma  

Ora, pensando na sala falamos dos sofás, mas também dos móveis de apoio, aparadores, mesas de refeição e cadeiras; assim como das camas, cómodas e roupeiros se o foco for antes o quarto. Enfim, esta lógica deve ser projetada para toda a casa, não discriminando nenhuma divisão. 

Os materiais contam (e muito)

Pretende-se ainda, por forma a aproximar a nossa casa do ideário de férias, uma estética que evoque a ideia de refúgio, alicerçada no sossego e na natureza, e tal consegue-se através de uma inspiração mais artesanal, recorrendo, por exemplo, ao reaproveitamento de materiais tidos por pouco nobres, mas que neste contexto podem realmente fazer toda a diferença.

Notícias ao Minuto © hôma  

Um vaso ou candeeiro de mesa com corda, bem como um candeeiro de teto em sisal encarnam na perfeição objetos com o dom de nos conduzirem até um universo ligado à praia. E o mesmo se aplica a peças com ráfia ou bambu, como é o caso de espelhos de parede - poderá conjugar uns quantos redondos, de vários tamanhos. Tapetes em juta enquadrar-se-ão lindamente, e por que não substituir a toalha da mesa da sala por individuais de mesa em junco, combinando com um centro de mesa branco em madeira?

Notícias ao Minuto © hôma  

Não esquecer de incluir biombos, passíveis de dar um toque de charme único à decoração, tarefa também bem desempenhada por algumas peças que convoquem elementos náuticos ou que remetam para um universo mais tropical ou exótico. Considere ainda molduras que recorram a algum dos materiais já mencionados e que exibam fotografias com memórias de férias na praia.

Têxteis, para que vos quero

Seguindo a linha dos materiais, mas agora transferindo-a para os têxteis, deverá privilegiar têxteis leves e frescos, como linho e algodão. No caso dos cortinados, tenha sempre em mente que convém que o respeito pela iluminação natural reja as suas escolhas, sendo que o propósito é que a casa seja banhada pelo máximo de luz possível. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Mais uma vez, optar por tons neutros e pastel será uma opção acertada, não só no que se refere aos cortinados, como também no que toca a toalhas, lençóis e cobertas. Não obstante, poderá conciliar padrões lisos com alguns estampados marinhos ou com riscas em almofadas decorativas, a título de exemplo.

Notícias ao Minuto © hôma  

Franjas e macramé também são muito bem-vindos à roupagem decorativa de férias, seja a adornar cortinas e almofadas, seja inclusive cestos, candeeiros, ou até um castiçal de vidro suspenso. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Tenha em atenção que minimalismo e simplicidade são conceitos a reter num ambiente de evasão e descanso, e por falar em descanso não subestime a importância de uma boa cama, colchão e lençóis para assegurar que repousa devidamente - e já agora um bom sofá é também fundamental. 

Notícias ao Minuto © hôma  

Lá fora: Proibido esquecer  

Mas para que se sinta verdadeiramente de férias dentro da sua própria casa, há um espaço que não pode mesmo descurar: o exterior. Sim, ainda que não disponha de um jardim nem de um terraço, contando apenas com uma varanda (por singela que seja), há aquisições que pode fazer que contribuirão para aquela sensação de escape que procura.

Notícias ao Minuto © hôma  

Ter onde se sentar ou até deitar é essencial, pelo que cadeiras e espreguiçadeiras são itens obrigatórios - pode ainda acrescentar à lista uma mesa de apoio para ter onde pousar um copo, os óculos de sol e quem sabe o protetor solar, ou um livro.

Notícias ao Minuto © hôma  

Uma cadeira de baloiço ou uma cama de rede poderão com facilidade embalá-lo, proporcionando-lhe a descontração que até aqui considerava só ser possível longe de casa. Ah, e se por acaso for um sortudo com piscina na habitação, vai querer contar com a companhia de uma boia insuflável gigante.

Anotou tudo? Então, prolongar as férias pelo verão inteiro está à distância de uma visita a uma loja hôma - Happy Home Living!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório