Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2022
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 37º

É difícil acordar de manhã? Leia estas dicas

São recomendações de especialistas dadas ao Huffpost.

É difícil acordar de manhã? Leia estas dicas
Notícias ao Minuto

19:10 - 05/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Sair da cama de manhã pode ser uma tarefa difícil, principalmente para as pessoas que utilizam o botão de 'snooze' várias vezes antes de se levantarem. Este e outros hábitos devem, segundo o Huffpost, ser evitados para que as suas manhãs se tornem mais agradáveis.

Sendo assim, a primeira coisa a fazer é mesmo evitar o 'snooze', explica Martin Seele, um especialista em sono, porque mesmo que volte a dormir será um sono muito leve, pouco benéfico, que o vai deixar em estado de alerta, aumentando os níveis de pressão arterial e batimentos cardíacos. 

Citada pelo Huffpost, Catherine Wilde, 'life coach' e fundadora da Soul Care Mom, explica que a melhor altura para acordar é quando o nosso ritmo cardíaco está em "alerta" que, normalmente, acontece de manhã.

Isto não se aplica a todas as pessoas, por isso, é necessário descobrir qual é o horário que funciona para cada um, algo que pode descobrir criando um diário de sono ou respondendo a um 'quiz' online. 

Leia Também: Atenção: Dormir com a luz acesa pode ter efeitos terríveis na sua saúde

Também é importante experimentar acordar em horários diferentes para perceber como variam os níveis de produtividade de cada um e garantir que dorme horas suficientes. Alguns estudos comprovaram que as pessoas que acordam cedo conseguem ser mais produtivas, porque têm mais tempo para concluir diferentes tarefas, no entanto, outros afirmam que este fato não se aplica a todos os indivíduos. 

Fatores como a hora em que vamos para a cama, o ritmo cardíaco natural, a duração e qualidade de sono influenciam a capacidade de cada um de acordar em horários específicos todos os dias. Existem diferentes formas de treinar esta capacidade como, por exemplo, aumentar gradualmente a quantidade de tempo que se está acordado nas horas que antecedem o horário em que se quer acordar. 

Outra técnica que pode ajudar é criar um horário de sono e respeitá-lo. Isto significa que tem de se deitar e acordar todos os dias à mesma hora. Ter um alarme pode ajudar, mas é essencial que se levante ao primeiro toque para começar bem o dia. 

Leia Também: Dormir, no mínimo, sete horas faz bem ao coração

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório