Meteorologia

  • 09 AGOSTO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

12 coisas giras (e grátis) para fazer no Dubai

De museus a arte urbana, eis várias propostas para completar o itinerário.

12 coisas giras (e grátis) para fazer no Dubai
Notícias ao Minuto

10:05 - 05/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Roteiro

O Dubai foi o primeiro destino turístico mundial a abrir portas e a manter-se aberto. Desde então, a sua oferta turística tem estado em constante crescimento e as suas atrações têm despertado a atenção dos visitantes de todo o mundo.

Com uma panóplia de atividades e experiências para todas as idades e gostos, o apresenta também um leque de ofertas de atividades gratuitas para se fazer no destino. De museus a arte urbana, eis 12 sugestões de propostas:

1- Visitar a maior biblioteca do mundo árabe

Localizada em Al Jaddaf, a recente Biblioteca Mohammed Bin Rashid apresenta uma estrutura única e impressionante, tendo sido projetada para se assemelhar a um livro aberto sentado num rehl, um púlpito tradicional que contém o Alcorão. O seu interior oferece andares com bibliotecas dedicadas a diferentes géneros, desde a história, economia, arte e muito mais. A biblioteca apresenta ainda salas de conferências, um auditório e um parque infantil. A visita é gratuita, mas é necessário efetuar reservar da data e hora desejadas na aplicação móvel MBRL.

2- Explorar o Museu Hub no Souk Al Marfa

O Museu Hub localizado no Souk Al Marfa, em Deira, dá aos visitantes um vislumbre do estilo de vida do início do milénio e da herança única dos Emirados Árabes Unidos. Cada um dos diferentes espaços é apelidado de 'museu' e, atualmente, existem 50 espaços diferentes para explorar. O Museum Hub pretende crescer ainda mais, aumentando a coleção de mais 50 museus até setembro e mais 50 a cada seis meses. De retratos feitos à mão dos líderes dos Emirados Árabes Unidos, a selos dos serviços postais dos emirados, a artefactos, jóias, livros, móveis, a brinquedos, punhais exclusivos e ferramentas feitas à mão, entre outros, existe uma vasta oferta disponível para se conhecer.

3- Visitar o Jameel Art Center

Localizado no bairro à beira-mar de Jaddaf,  o Jameel Art Center é um espaço de arte de que pode ser visitado gratuitamente. Instalações de arte, exposições, exibições e muito mais podem ser apreciados neste espaço, que inclui ainda uma livraria.

4- Observar a arte urbana da cidade

Algumas galerias apresentam uma taxa para visitar as suas exposições, mas há muito que  pode ser explorado gratuitamente, sem precisar sair do carro. Existem vários pontos pela cidade onde artistas locais pintaram a cidade, de Karama a Satwa, até ao Jumeirah Beach Residence.  Existem também algumas obras de arte no City Walk do Dubai, um local bem instagramável. 

5- Fazer a Sheikh Zayed Road de automóvel

Desde apreciar a impressionante arquitetura do Museu do Futuro até ver a ponta do Burj Khalifa a espreitar no horizonte, ao Dubai Frame. A Sheikh Zayed Road une vários magestosos edifícios.

6- Conduzir até ao deserto

Apesar dos inúmeros arranha-ceús, não se pode esquecer que o Dubai foi construído e desenvolvido em pleno deserto. O deserto mais próximo de Dubai está localizado a menos de uma hora de carro em Al Qudra. É neste que se encontram os Lagos Al Qudra Heart e a Ciclovia Al Qudra, havendo ainda a oportunidade de observar animais selvagens como o órix. 

7- Ir à praia

Por falar em falar em areia, o Dubai tem também uma oferta de praias que podem ser desfrutadas sem a necessidade de se pagar. Opções como The Beach at JBR, Kite Beach, Al Sufouh Beach que, embora difícil de encontrar, recompensará com águas tranquilas (e quentes!) e as suas paisagens.

8- Observar o Canal do Dubai e as quedas de água

Sabia que existe uma queda de água na Sheikh Zayed Road? A ponte que atravessa o canal como parte da Sheikh Zayed Road tem uma cascata. O canal artificial foi inaugurado em 2016 e é uma via navegável com 3,2 quilómetros, que se estende de Dubai Creek em Old Dubai até à Business Bay, antes de voltar ao Golfo Pérsico.

Composta por 80 bombas de água e com sensores que se desligam aquando da passagem dos barcos, a cascata pode ser observada especialmente à noite quando é colorida com luzes.

9-  Espetáculos de fontes no Dubai Mall e Palm Jumeirah

É já um clássico, a Fonte de Dubai é o maior sistema de fontes coreografadas do mundo, realizando rotinas aquáticas hipnotizantes. Mas não é o único espetáculo de luzes e água do Dubai.

A Palm Fountain também é um espetáculo gratuito que se pode assistir.  As duas plataformas flutuantes cobrem 14.000 metros quadrados de água do mar, elevando-se a 105 metros e iluminando os céus do Dubai com 3.000 luzes LED. As fontes dançam várias músicas nos seus espetáculos diários, que acontecem do pôr do sol à meia-noite.

10- Assistir a um espetáculo de laser no Dubai Festival City

Se quiser assistir a algo mais do que uma fonte dançante, veja o Imagine Show no Dubai Festival City. O espetáculo ganhou dois Guinness World Records e inclui lasers, luz, fogo e água que contam histórias.

11- Visitar o Dubai Aquarium e o Underwater Zoo

O Dubai Mall é o lar de muitas lojas para quem quer fazer compras e ainda abriga o Aquário de Dubai e o Zoológico Subaquático.

O tanque de 10 milhões de litros está localizado no rés-do-chão do centro comercial e está repleto de tubarões e raias e milhares de outros animais aquáticos, compreendendo mais de 140 espécies. Este pode ser visitado no interior através da aquisição de um bilhete, mas também pode ser apreciado do lado exterior de forma gratuita.

12- Visitar o bairro histórico Al Fahidi

Quer aprender mais sobre o património do Dubai? Dirija-se ao bairro histórico Al Fahidi e observe as tradicionais torres de vento construídas em pedra, teca, gesso, madeira de palmeira e sândalo. Cada beco, caminho e torre de vento conta a história da vida antes dos sete emirados.

Leia Também: Cinco miradouros imperdíveis em Lisboa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório