Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Gosta de morangos? Conheça os sete benefícios que têm para a sua saúde

Saiba quais são os benefícios da fruta mais popular da época.

Gosta de morangos? Conheça os sete benefícios que têm para a sua saúde
Notícias ao Minuto

19:03 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Toda a gente sabe que os frutos vermelhos têm imensos benefícios para a saúde especialmente graças às suas propriedades antioxidantes. É o caso dos morangos, a fruta favorita de muita gente, e que está à venda, em abundância, nesta altura do ano. 

Com a ajuda de Kathryn Danzey, 'health coach' no Institute of Integrative Nutrition, a Woman&Health fez uma lista com todos os benefícios que os morangos têm para a saúde. 

Combater o envelhecimento 

Os morangos são ótimos para a saúde da sua pele, porque contêm altas quantidades de vitamina C, componente que acelera a produção de colagénio. Isto permite manter a pele mais fresca e menos envelhecida, ou seja, previne o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento prematuro.

Leia Também: Três mudanças na alimentação ideais para reduzir os níveis de colesterol

Mantê-lo saudável 

Os morangos devem a sua característica cor vermelha à 'anthocyanin', um pigmento vegetal, com quantidades generosas de 'polyphenols', nutrientes que já foram associados à proteção contra cancro, doenças cardíacas e inflamação. Outra vitamina importante que se encontra nesta fruta é o ácido fólico que é essencial para a divisão de células e muito potássio que ajuda a baixar a pressão arterial. 

Aumentar a imunidade 

Como são uma fruta com muita vitamina C, os morangos também podem ajudar a curar uma constipação. Além disto, são úteis para quem sofre de alergias, graças aos componentes anti-inflamatórios específicos que ajudam "o sistema imunológico do nosso corpo a controlar reações inflamatórias a potenciais alérgenos." 

Proteger os olhos

Não é só a cenoura que deixa os seus olhos mais bonitos. Os morangos também fazem bem à saúde ocular e ajudam, por exemplo, a proteger os olhos dos raios ultravioletas. Componentes que se encontram nos morangos, como 'flavonoids' e  'phenolic phytochemicals', são bons para a saúde dos olhos e "acredita-se que reduzam o risco de doenças como degeneração macular" - uma doença que afeta as retinas. 

Leia Também: Se é fã de batidos para o pequeno-almoço, este vai ser o seu preferido

Melhorar a memória 

Segundo um estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, os morangos melhoram a capacidade de memória a curto prazo, graças a alguns antioxidantes que se encontram na fruta. 

Aumentar os níveis de energia de libertação lenta

Para ter mais energia é essencial adicionar morangos à sua dieta. É uma fruta que cria energia de libertação lenta, isto significa que a sua composição permite que os nutrientes entrem na corrente sanguínea de uma forma gradual, sem causar picos de açúcar. Além disto contêm muita fibra, outra fonte de energia de libertação lenta.  

Melhorar o humor 

O último benefício na lista é o facto de que o consumo desta fruta pode melhorar a nossa saúde mental. Algo que acontece porque “as suas sementes contêm ácido 'alpha-linolenic', um ácido 'omega-3' que melhora o humor”.

Leia Também: Numa luta contra a flacidez? Este alimento vai ajudá-lo (e muito)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório