Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Treino de eletroestimulação: O que é e que benefícios tem

Entenda porque é que esta modalidade tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

Treino de eletroestimulação: O que é e que benefícios tem
Notícias ao Minuto

10:25 - 04/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Desporto

O treino de electroestimulação muscular tem conquistado muitos fãs no que toca à prática desportiva, muitos deles convencidos pelas sessões de treino rápidas e intensas, de cerca de 20 minutos cada. Na verdade, a eletroestimulação muscular é originária na área da reabilitação e fisioterapia, mas tem vindo a reinventar-se até se tornar uma das mais recentes e inovadoras formas de praticar desporto.

Com isto em mente, o Urban Sports Club e o seu parceiro de treino de electroestimulação, o OneStudio, explica alguns dos benefícios e vantagens desta modalidades:

Treinos mais curtos e com a mesma ou até mais intensidade

A tecnologia deste tipo de treino é responsável por enviar impulsos elétricos diretamente para o músculo, o que promove a contração muscular e a ativação de vários grupos musculares. Nesse sentido, é natural vermos sessões de treino de muito curta duração com um gasto calórico elevado.

"Cada sessão tem a duração de 20 minutos, seguidos de três a cinco minutos de um programa anticelulítico ou relaxamento, que também é feito por electroestimulação", explica Cristiana Branco, proprietária e personal trainer do Onestudio Vila do Conde. "Por serem sessões muito intensas, a recomendação é que se pratique apenas duas a três sessões por semana, no máximo, com um intervalo de recuperação nunca inferior a 48 horas."

Estimula a concentração e o cérebro

A estimulação a que todo o corpo fica sujeito vai exigir aos praticantes um maior rigor a nível do cumprimento dos movimentos, daí que, na maioria das vezes, os exercícios praticados nestas sessões sejam realizados de forma mais lenta ou com menor impacto. Nesse sentido, o treino por electroestimulação pode contribuir para a plasticidade cerebral e aumento da capacidade de concentração e memória.

"Além disso, trata-se de um treino de baixo impacto articular, que reduz a tensão e as lesões, ajudando no aumento da força e resistência, no fortalecimento dos músculos do core e no melhoramento da postura." As vantagens são evidentes. Com menos tempo fazem-se treinos muito eficazes, e através da electroestimulação consegue-se aumentar o metabolismo, levando a um consequente gasto calórico elevado", aponta Cristina.

Acompanhamento personalizado

As sessões de treino por electroestimulação são sempre acompanhadas e orientadas por um profissional, que adapta o plano de treino a cada aluno e garante que é cumprido da forma mais eficiente possível em cada aula. Este acompanhamento, além de tornar a modalidade mais segura, pode contribuir também para a obtenção de resultados mais rapidamente.

Leia Também: Cinco benefícios do surf que nunca ninguém lhe contou

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório