Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Covid. Vírus perde 90% da sua capacidade de infeção em 20 minutos

Eis as descobertas de um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Covid. Vírus perde 90% da sua capacidade de infeção em 20 minutos
Notícias ao Minuto

07:30 - 01/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

O coronavírus perde 90% da capacidade de infetar nos primeiros 20 minutos em que circula no ar, devido à humidade presente, conclui um estudo da Universidade de Bristol, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.  

Isto ocorre quando o vírus da Covid-19 está sob a forma de partículas de aerossol, ou seja, micropartículas de secreção respiratória, que são produzidas ao respirar, falar ou espirrar. Segundo os cientistas, quanto mais seco for o ar, mais o vírus perde a capacidade de infetar as células humanas com facilidade.

"Embora o atual consenso seja de que a meia vida do SARS-CoV-2 na fase de aerossol seja entre uma a duas horas, se não mais, observámos um rápido declínio inicial na infecciosidade em apenas alguns segundos a minutos da formação do aerossol. Medindo todas as condições, a maioria do vírus é inativada em 10 minutos após a aerossolização", explicam os autores do estudo.

Para chegarem a esta conclusão, os cientistas britânicos analisaram de que forma fatores ambientes, como humidade relativa (UR) e temperatura, afetam a capacidade de infeção das partículas inaláveis do vírus da Covid-19, através de um instrumento chamado Celebs, que mede os aerossóis.

De acordo com os investigadores, ocorre uma perda significativa na capacidade de infeção logo nos primeiros 10 minutos de formação de partículas de aerossol. E, acrescentam: este efeito manteve-se igual para as diferentes variantes do SARS-CoV-2 que foram analisadas, como a Alfa (B.1.1.7) e a Beta (B.1.351).

Uma questão de humidade

Em ambientes com baixa humidade relativa do ar (< 50%), o vírus perde 50% da sua capacidade de infeção em apenas 10 segundos, após a formção do aerossol. Isso acontece porque as partículas 'ressecam' muito rápido, enquanto estão suspensas no ar.

Todavia, o cenário é outro em ambientes mais húmidos. Com níveis elevados de humidade relativa, a perda da capacidade de infecção é mais gradual. É de 50% nos primeiros cinco minutos e de 90% em 20 minutos.

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Estas pessoas estão em sério risco de ter Covid longa. Falamos de si?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório