Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Mais uma teoria: Lamas podem ajudar a combater a Covid-19

Sim, leu bem. Há um novo estudo que liga lamas a tratamentos contra a doença. Eis a explicação.

Mais uma teoria: Lamas podem ajudar a combater a Covid-19
Notícias ao Minuto

07:39 - 30/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Na última década, os lamas foram usados para fazer frente ao VIH, vírus que desencadeia a sida. Agora, podem vir a ser usados como uma 'arma' contra o SARS-CoV-2, o novo coronavírus que causa a doença Covid-19. O segredo estará nos pequenos anticorpos presentes no sangue do animal, sugere um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina Monte Sinaí, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Num artigo publicado na Cell Reports, os cientistas afirmam que os nanocorpos (versões menores e mais simples de anticorpos) do lama podem conferir proteção contra todas as variantes da Covid-19, incluindo a Ómicron, e outros 18 vírus semelhantes. Os investigadores explicam que os nanocorpos poderiam ser usados num tratamento antiviral inalável, de ação rápida, ou em spray.

Os investigadores explicam que os lamas, tal como os camelos e alpacas, têm sistemas imunitários únicos. Este animal terá anticorpos que são aproximadamente um décimo do tamanho dos normais, excepcionalmente estáveis ​​e que podem ligar-se aos alvos da doença. Através destas propriedades únicas, os investigadores acreditam que poderão ligar facilmente vários nanocorpos e, assim, se um vírus tentar escapar por mutação, outro nanocorpo estará pronto para 'atacar'. 

Ainda que sejam necessários mais estudos, a esperança é que os anticorpos dos lamas possam vir a ser usados num tratamento complementar às vacinas e medicamentos. 

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Covid-19. Vírus engorda células do corpo humano, revela estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório