Temperaturas baixas podem ajudar a combater obesidade, diz estudo

Um estudo, lançado nos últimos dias, afirma que temperaturas frias podem ajudar a induzir uma molécula anti-inflamatória que combate a obesidade.

Obesidade

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
28/06/2022 18:36 ‧ 28/06/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

O papel complexo que a inflamação tem na obesidade e a sua influência em condições como a resistência à insulina, o controlo de glicose e o risco de diabetes já é alvo de estudo há muito tempo.

Agora um novo estudo demonstra que o efeito que as temperaturas baixas podem estimular a libertação da molécula que ajuda a reduzir o peso, em ratos.  

Para este estudo os ratos fizeram uma alimentação tipicamente ocidental, rica em gordura, tornando-se obesos. Depois, os animais foram expostos a ambientes frios, com temperaturas que rondam os 4,4ºC, o que ajudou os investigadores a concluir que a sensibilidade dos ratos à insulina aumentou e o seu metabolismo de glicose melhorou.

O peso corporal, pelo contrário, diminuiu e também foram verificadas reduções na inflamação dos animais, quando comparado com os ratos que foram mantidos em temperaturas neutras. 

Tudo isto depende da produção natural da  molécula 'maresin 2' que se encontra na 'gordura castanha' ('brown fat', em inglês), que afinal pode ser positiva e ajudar a reduzir inflamação no fígado, por exemplo.

A investigação foi publicada no jornal especializado Nature Metabolism.

Leia Também: Vilão? O alimento improvável que ajuda a perder gordura na barriga

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas