Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Seis cuidados que ajudam a prevenir as infeções no verão

As recomendações são da Bayer.

Seis cuidados que ajudam a prevenir as infeções no verão
Notícias ao Minuto

13:25 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Candidíase e vaginose bacteriana

Com a chegada do verão e do bom tempo para a maioria dos portugueses as férias são também sinónimo de sol, praia e piscina. Mas o que parece ser a combinação perfeita para aproveitar esta época do ano, pode também representar o ambiente favorável para o aparecimento de infeções vaginais.

"O aumento da temperatura e da humidade associada ao uso frequente de biquínis ou fatos de banho podem causar um desequilíbrio na flora vaginal, o que facilita a proliferação de fungos ou bactérias prejudiciais à saúde e a possibilidade de desenvolver algumas infeções vaginais mais comuns como a candidíase e a vaginose bacteriana", alerta a Bayer em comunicado.

Apesar de serem frequentemente confundidas, "a candidíase e a vaginose bacteriana apresentam causas e sintomas diferentes, requerendo tratamentos distintos". Enquanto a candidíase é uma infeção fúngica vaginal causada por um crescimento excessivo do fungo Candida albicans (fungo naturalmente existente na vagina), a vaginose bacteriana é causada por um desequilíbrio no pH da vagina, o que contribui para o desenvolvimento de uma quantidade superior de bactérias 'más' face à sua microflora natural.

Perante uma infeção vaginal importa conhecer os sintomas para perceber qual poderá ser o tipo de infeção que apresenta, bem como escolher o tratamento mais adequado. Poderá ter candidíase se experienciar sintomas como corrimento espesso de cor branca, comichão na vagina/vulva, irritação, sensação de queimadura ou vermelhidão ao redor da vagina/vulva, dor durante as relações sexuais, lábios vaginais irritados e inchados, sensação de queimadura na vulva, dor ao urinar, sensação de ardor na área vaginal e/ou pele gretada ao redor da vulva.

Já no caso de vagindo-se bacteriana, os sintomas mais frequentes são um odor desagradável a peixe, corrimento aguado e corrimento acinzentado ou esbranquiçado. "Note que estes sintomas pioram após as relações sexuais ou durante a menstruação."

Ainda assim, tanto a candidíase como a vaginose bacteriana podem ser tratadas de forma simples e eficaz através de tratamentos indicados por um profissional de saúde. Contudo, paralelamente a um tratamento adequado, existem diversos cuidados que ajudam a ter uma recuperação mais rápida e a prevenir este tipo de infeções, tais como:

1- Beber bastante água

"Para manter a hidratação do corpo e aumentar o fluxo urinário que contribuiu para a eliminação de bactérias, o recomendado é beber pelo menos dois litros de água por dia."

2- Manter uma higiene íntima adequada

"O ideal é evitar o uso de perfume ou outros produtos químicos irritantes na zona íntima, como sabão ou géis de banho perfumados, em especial durante a infeção. Evitar duchas vaginais e, quando for à casa de banho, limpar a região íntima de frente para trás."

3- Usar roupas de material orgânico

"Os materiais sintéticos como lycra, microfibra ou elastano, podem agravar a irritação da região íntima, uma vez que dificultam a respiração da pele. Por essa razão, é recomendado o uso de roupas de algodão, leves e folgadas."

4- Evitar o uso de roupa molhada

"Depois de tomar banho, nadar ou ir à sauna é importante limpar e secar cuidadosamente a região íntima, bem como trocar de roupa íntima, biquíni ou fato de banho."

5- Dormir sem roupa interior

"É uma ótima opção para ajudar a evitar a proliferação de fungos e bactérias, pois permite uma maior respiração da pele."

6.Trocar os pensos higiénicos e tampões frequentemente.

Leia Também: Quer viver de forma mais saudável? Tome nota destas 10 dicas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório