Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Fazer jejum intermitente pode ajudar a curar danos nos nervos, diz estudo

Estão a ser feitos estudos em ratos que podem, no futuro, aplicar-se a humanos.

Fazer jejum intermitente pode ajudar a curar danos nos nervos, diz estudo
Notícias ao Minuto

18:08 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Um estudo feito por investigadores da Imperial College London conseguiu comprovar que fazer jejum intermitente altera a atividade das bactérias intestinais de ratos, o que aumenta as suas capacidades para recuperar de danos nos nervos. 

A investigação concluiu que "o jejum fez com que as bactérias intestinais aumentassem a produção de um metabolito conhecido como 'ácido 3-indolepropiônico' ou 'IPA', que é necessário para a regeneração de fibras nervosas chamadas axónios – estruturas semelhantes a fios nas extremidades das células nervosas que enviam sinais eletroquímicos para outras células do corpo", lê-se no website da instituição. 

Foi avaliada a forma como ratos com o nervo ciático, o mais longo do seu corpo, esmagado conseguiram recuperar. Metade dos animais fizeram jejum intermitente e os outros não tiveram restrições relacionadas com alimentação. Depois de alguns dias, os investigadores analisaram cada um e chegaram à conclusão que ratos que fizeram jejum conseguiram recuperar até mais 50% do comprimento do nervo.

Esta novidade poderá ser uma boa alternativa para pessoas com danos nos nervos já que, nos dias de hoje, as únicas soluções envolvem cirurgia.

A hipótese só foi comprovada nos animais, mas a equipa acredita que, no futuro, seja possível conseguir os mesmos resultados num estudo com pessoas. Para já, os estudos em ratos vão continuar. 

Leia Também: O stress social pode estar a envelhecer o seu sistema imunitário

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório