Fazer jejum intermitente pode ajudar a curar danos nos nervos, diz estudo

Estão a ser feitos estudos em ratos que podem, no futuro, aplicar-se a humanos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
28/06/2022 18:08 ‧ 28/06/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Um estudo feito por investigadores da Imperial College London conseguiu comprovar que fazer jejum intermitente altera a atividade das bactérias intestinais de ratos, o que aumenta as suas capacidades para recuperar de danos nos nervos. 

A investigação concluiu que "o jejum fez com que as bactérias intestinais aumentassem a produção de um metabolito conhecido como 'ácido 3-indolepropiônico' ou 'IPA', que é necessário para a regeneração de fibras nervosas chamadas axónios – estruturas semelhantes a fios nas extremidades das células nervosas que enviam sinais eletroquímicos para outras células do corpo", lê-se no website da instituição. 

Foi avaliada a forma como ratos com o nervo ciático, o mais longo do seu corpo, esmagado conseguiram recuperar. Metade dos animais fizeram jejum intermitente e os outros não tiveram restrições relacionadas com alimentação. Depois de alguns dias, os investigadores analisaram cada um e chegaram à conclusão que ratos que fizeram jejum conseguiram recuperar até mais 50% do comprimento do nervo.

Esta novidade poderá ser uma boa alternativa para pessoas com danos nos nervos já que, nos dias de hoje, as únicas soluções envolvem cirurgia.

A hipótese só foi comprovada nos animais, mas a equipa acredita que, no futuro, seja possível conseguir os mesmos resultados num estudo com pessoas. Para já, os estudos em ratos vão continuar. 

Leia Também: O stress social pode estar a envelhecer o seu sistema imunitário

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas