Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Aprenda as melhores técnicas para limpar o seu copo menstrual

É essencial saber limpar o seu copo menstrual para reduzir o risco de infeções e outros problemas de saúde.

Aprenda as melhores técnicas para limpar o seu copo menstrual
Notícias ao Minuto

17:02 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene íntima

Os copos menstruais são uma opção cada vez mais popular entre as mulheres, especialmente por se tratar de uma alternativa reutilizável e, por isso, mais sustentável. No entanto, é necessário saber quais são as melhores formas de os limpar, para prevenir infeções e outros problemas de saúde. 

Uma das coisas mais importantes a apontar é que os copos menstruais devem ser lavados antes e depois de todas as utilizações. Além disto, é essencial lavar bem as mãos antes de o usar e garantir que é guardado num local limpo. 

Segundo a plataforma online Patient, os copos menstruais devem ser removidos e limpos pelo menos a cada 12 horas e esterilizados, uma vez por mês, no final de cada período menstrual. 

Leia Também: Mulheres na menopausa podem ressonar mais, diz estudo

Existem diferentes formas de o limpar. Primeiro, tem que o despejar, preferencialmente, na sanita. Deve lavá-lo com água quente e um sabonete delicado, feito com ingredientes naturais, sem fragrâncias e óleos.

Emilie Lavinia, especialista na saúde da mulher, citada pela plataforma online, explica que o melhor é utilizar um sabonete que tenha o mesmo ou um nível de pH semelhante ao da vagina. Os valores variam entre os 3,8 e 5,0. 

Apesar de ser melhor lavar com água e sabonete também pode limpar o seu copo menstrual com toalhitas desde que não tenham fragrância. Se estiver numa situação com recursos mais limitados, como numa casa de banho pública, pode, excecionalmente, limpar o copo menstrual com papel higiénico. 

Já quando se fala da esterilização que deve acontecer mensalmente existe a opção, caso o seu copo menstrual seja adequado para isso, de o passar pela máquina de lavar loiça. Também pode deixá-lo, durante alguns minutos, numa mistura de água a ferver e vinagre de maçã

Tudo isto vai ajudá-la a evitar complicações, apesar de serem raras, segundo um estudo, publicado no Lancet review. Os investigadores chegaram à conclusão que não existem provas de que os copos menstruais representem um risco aumentado de infeção, quando comparados com outros produtos menstruais. 

Leia Também: Propagação do cancro da mama acelera durante o sono, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório