Meteorologia

  • 18 AGOSTO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 32º

É uma das pessoas afetadas pelas alergias ao pólen? Saiba o que fazer

Como 'prevenir é melhor do que remediar' deixamos algumas dicas de como se proteger das alergias ao pólen - que vai estar em níveis altos no Centro e Norte do país, nos próximos dias.

É uma das pessoas afetadas pelas alergias ao pólen? Saiba o que fazer

Até ao final do mês o Arquipélago dos Açores, o Centro e Norte do Continente vão contar com "concentrações elevadas a muito elevadas de pólen na atmosfera", lê-se no relatório semanal da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica

Isto significa que, nos próximos dias, as pessoas com alergia ao pólen se devem prevenir, já que, em Portugal, predominam no ar "grãos de pólen provenientes das ervas gramíneas e parietária, que possuem uma elevada capacidade alergénica".

Primeiro, é essencial saber identificar os sintomas mais comuns de alergia ao pólen. É o caso de tosse, espirros, pingo no nariz, congestão nasal,  garganta irritada e comichão nos olhos e nariz. 

Segundo a plataforma online Farmácias Portuguesas, o melhor é começar por evitar passeios nos dias mais quentes, secos e com ventos fortes. É também importante que mantenha as portas e janelas fechadas e ligue o sistema de ventilação com filtro para pólenes quando estiver no carro.

Ao fim do dia "tome um duche antes de se deitar para remover o pólen da pele e cabelo".

Os especialistas da CUF acrescentam que é melhor usar óculos de sol "sempre que possível, para que o pólen não contacte com os olhos". Aconselham também que se evite estar próximas de plantas ou relva recém-cortada. Além disto, durante estes dias é melhor não deixar roupa a secar ao ar livre, para o pólen não se acumular nas peças. 

Caso algum dos sintomas se agrave é essencial que vá ao médico para poder aplicar os tratamentos corretos. 

O relatório completo da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica está online. O Sul do país e o Arquipélago da Madeira podem esperar níveis baixos a moderados de concentração de pólen. 

Leia Também: Covid-19, constipação, gripe ou alergias? Eis as diferenças

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório