Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Evento gastronómico junta gentes de Vagos a 'chefs' de renome

A Praia da Vagueira vai ser palco de um evento gastronómico, que irá juntar gentes de Vagos a 'chefs' de renome.

Evento gastronómico junta gentes de Vagos a 'chefs' de renome
Notícias ao Minuto

13:32 - 27/06/22 por Lusa

Lifestyle Gastronomia

A Praia da Vagueira vai ser palco de um evento gastronómico de três dias, que irá juntar gentes de Vagos a 'chefs' de renome, proporcionando pratos de cozinheiros amadores e dos mais conceituados 'chefs' nacionais e internacionais.

"A 7ª Edição do evento coloca lado a lado 'chefs' e cozinheiros da região e pretende ser um manifesto sobre a gastronomia dos tachos e a ousadia da cozinha de autor", evidenciou a Câmara Municipal de Vagos.

A 7ª edição do Vagos SensationGourmet arranca na próxima sexta-feira e decorre até domingo, propondo um programa composto por 'showcookings', 'workshops', almoços e jantares temáticos, palestras e animação variada.

De acordo com um dos criadores do evento, Tony Martins, a iniciativa chega este ano com o mote "The Best Edition", em homenagem ao chef Joe Best, mentor e um dos padrinhos do evento. "A partida do Joe Best [mestre de cozinha José Besteiro] deixou um enorme vazio e muita saudade. A paixão pela cozinha refletia-se no que esta terra e as suas gentes lhe davam todos os anos - uma partilha de conhecimento pela cozinha nacional, que sempre captou o espírito e o ritmo da aldeia piscatória", apontou.

No seu entender, este evento, que conta com o apoio da Câmara de Vagos, é "uma enorme declaração de amor a Vagos e à Praia da Vagueira". "A ideia é tentar partilhar com os visitantes tudo aquilo que faz da Praia da Vagueira um local tão especial", acrescentou.

O Vagos SensationGourmet promete unir "os pescadores locais e os cozinheiros amadores do município aos mais conceituados 'chefs' nacionais e internacionais", que irão "demonstrar que a cozinha portuguesa não se resume a bacalhau e pastéis de nata e que a tradição dos tachos combina na perfeição com o atrevimento e a elegância da alta cozinha".

Michel Van Der Kroft, Graeme Cheevers, Óscar Geadas e Diogo Rocha são alguns dos rostos Michelin que vão marcar presença nesta edição, a par de outros nomes conhecidos do panorama nacional como Ann Kristin, Hugo Alves e Luísa Ferreira (blogger do projeto Sardinha Fora da Lata).

Esta edição acolhe ainda como embaixador o apresentador de televisão e locutor de rádio João Paulo Sousa, que "irá viver, partilhar e documentar a sua experiência, através das redes sociais e, também, das do evento", informou a autarquia do distrito de Aveiro.

"De referir um novo 'input' do evento com as participações dos conceituados 'sommeliers' portugueses António Lopes, André Figuinha, João Chambel, Sérgio Marques e Nuno Graça", concluiu.

A entrada no Vagos Sensation Gourmet é gratuita, mas para usufruir das iguarias preparadas pelos 'chefs' "é necessário adquirir o 'kit', por cinco euros, que inclui copo de prova e o tão famoso garfo que caracteriza o evento e a Praia da Vagueira".

Leia Também: Os novos pratos que tem de provar no Largo do Paço, em Amarante

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório