Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Sintomas 'inocentes' podem ser sinal de doença desconhecida pela maioria

Cuidado!

Sintomas 'inocentes' podem ser sinal de doença desconhecida pela maioria
Notícias ao Minuto

11:52 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

A diabetes é uma doença crónica 'silenciosa'. Atinge todas as idades e ambos os géneros e caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Acontece que não é tudo. Pouco a pouco, os níveis elevados de açúcar no sangue afetam vários órgãos no organismo dos doentes e podem ocorrer danos graves nos rins.

A nefropatia diabética é a doença renal resultante das lesões microvasculares provocadas pela diabetes, sobretudo a tipo 1, alerta o portal Patient Info. Numa primeira fase, não existem sintomas, pelo que quem tem diabetes deve ser encorajado a fazer exames regulares de urina para deteção de danos nos rins.  Por outro lado, nas fases mais avançadas da doença, o corpo começa a ficar inchado, sobretudo nos membros inferiores e ao redor dos olhos.

Caso não seja detetada a tempo, a doença pode fazer com que as unidades funcionais do rim que permitem que o sangue seja filtrado (nefrónios) deixem de cumprir a sua função e, agravada pela falta de controlo da glicemia, pode evoluir para insuficiência renal crónica. Resultado: o rim deixa de cumprir a sua função de purificação e é necessário fazer hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal.

A melhor forma de prevenir e diminuir o agravamento da nefropatia diabética passa, essencialmente, pelo controlo da glicemia e da pressão arterial.

Outros sintomas a que, segundo o Daily Express, deve prestar atenção:

  • Dificuldade em pensar com clareza;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Pele seca e comichão;
  • Cãibras;
  • Retenção de líquidos;
  • Necessidade de urinar com mais frequência do que o habitual;
  • Palidez;
  • Náuseas. 

Recorde-se que existem dois tipos de diabetes: tipo 1 e 2. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.

Leia Também: Projeto desenvolve bomba de insulina menor, mais precisa e sem cateter

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório