Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cirurgia robótica à anca tem menos complicações, sugere estudo

É desta que os humanoides saem da ficção para a realidade?

Cirurgia robótica à anca tem menos complicações, sugere estudo
Notícias ao Minuto

10:05 - 23/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Um novo estudo da Henry Ford Health, publicado no The Journal of Arthroplasty, sugere que o uso de dispositivos robotizados, controlados por cirurgiões,  durante cirurgias à anca apresentam menos complicações. 

Segundo o documento, as taxas de deslocamento da anca após este tipo de intervenções cirúrgicas são quatro vezes menos menores, em comparação à cirurgia tradicional. E não é tudo. O risco de instabilidade da anca quando o procedimento é realizado por robôs é 3,5 vezes menor, mesmo na presença de fatores de risco, como a idade e historial de cirurgias à coluna. 

Como funciona? Os investigadores explicam que o braço robótico permite controlar melhor as ferramentas cirúrgicas e, com o auxílio de um monitor, os cirurgiões conseguem ver a anatomia óssea e a preparação em tempo real. O cirurgião da Henry Ford e principal autor do estudo, Jason Davis, compara esta inovação com as novas câmeras traseiras e dianteiras dos automóveis, que auxiliam com precisão na hora de estacionar. 

Contudo, apesar dos avanços, Davis considera que, para já, este  a cirurgia com mãos de robôs não deve ser considerada superior ao método tradicional. O especialista defende que os dados disponíveis são limitados e diz mesmo que são necessários mais estudos que determinem os prós e contras da opção robótica. 

Leia Também: Cancro do rim. Relação médico-doente essencial para êxito do tratamento

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório