Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

São João no Porto: Saiba como celebrar a 'noite mais longa do ano'

A cidade do Porto festeja o São João durante os próximos dias. Não quer ficar em casa? Fique com algumas sugestões do que fazer.

São João no Porto: Saiba como celebrar a 'noite mais longa do ano'
Notícias ao Minuto

11:00 - 23/06/22 por Margarida Ribeiro

Lifestyle São João

Faltam poucas horas para as ruas do Porto se começarem a encher de pessoas, martelinhos e alho-porro. Para quem ainda não sabe para onde ir e o que fazer na noite de São João deixamos algumas sugestões espalhadas pela cidade. 

Fontaínhas

Se estiver com vontade de andar a vaguear pela rua durante a ‘noite mais longa do ano’ a zona das Fontaínhas é uma ótima opção. Por lá foram instaladas rulotes, bancadas e muitas outras estruturas que vão estar a funcionar até dia 3 de julho, quase todos os dias até à 01h00. Isto significa que terá a oportunidade de comer sardinha assada, farturas e até andar de carrosséis. Também pode contar com um concerto no dia 23. Para ter a experiência completa parta à descoberta das ilhas tradicionais onde se montam as típicas cascatas de São João, um símbolo icónico da festa. 

Rotunda da Boavista 

Todos os anos a Rotunda da Boavista é vestida a rigor para receber o São João. Como já é habitual, lá pode dar umas voltas na roda gigante, nos carrinhos de choque, trampolins, entre muitos outros divertimentos. Também não faltam diferentes locais onde pode comer e beber tudo o que é mais típico nesta altura. A festa na rotunda faz-se até 3 de julho. 

Morada: Praça Mouzinho de Albuquerque, 4100-359.

Guindalense

É um dos locais mais tradicionais da cidade, conhecido por todos os portuenses, e está pronto para receber mais um São João. No Guindalense a festa começa às 15h00 com sardinhas, pimentos assados e caldo verde, continuando até às 22h00, hora em que sobe ao palco Paulo Costa responsável pela música durante a noite. A animação só é interrompida pela meia-noite para todos conseguirem assistir ao fogo-de-artifício. O Guindalense tem uma vista incrível, por isso, o melhor é chegar lá cedo. 

Morada: Escada dos Guindais, 43, 4000-337

WoW - World of Wine

Já do outro lado da margem do rio Douro, em Vila Nova de Gaia,  também se faz festa nestes dias. O World of Wine vai receber todos os foliões, entre 23 e 26 de Junho, com música, comida e animação. A entrada para o edifício é gratuita e lá dentro pode escolher o que fazer e comer, não vão faltar sardinhas, fêveras, caldo verde e muitas bebidas. Quando chegar à meia-noite é só ir até ao terraço e assistir ao fogo-de-artifício. Depois há um espetáculo de vídeo ‘mapping’ e um dj set. Para jantar em algum dos restaurantes do espaço é necessário fazer reserva. Está tudo explicado online

Morada: Rua do Choupelo, 39, 4400-088

Outros locais da cidade 

Para quem não quiser uma noite muito planeada pode aproveitar os diferentes espetáculos e animação que vão estar disponíveis pela cidade, nomeadamente, na Rua Sá de Miranda; na Praça da Corujeira; na Rua do Ouro; no Cais das Pedras; no Largo da Igreja de Nevogilde e ainda no Jardim Sarah Afonso. Nos Jardins do Palácio de Cristal estará um dos palcos principais da noite, com um concerto de Santos Noventeiros, assim como no Largo do Amor de Perdição, por onde vão passar Toy e José Malhoa, e na Casa da Música, onde Chico da Tina vai atuar. A programação completa está online

Mas a festa não se faz só de música. Até 4 de julho vão estar em exposição, no Mercado Temporário do Bolhão, as tradicionais Cascatas Comunitárias de São João, uma iniciativa desenvolvida pela Oficina Brâmica. É também importante mencionar as clássicas rusgas de São João, marcadas para as 17h00, no dia 2 de julho, que vão desfilar pela praça da Batalha, em direção à rua de Santa Catarina, passando pela rua de Fernando Tomás e Avenida dos Aliados. Terminando na praça do General Humberto Delgado com a apresentação final ao júri.

Leia Também: Bailaricos e balões regressam hoje às ruas do Porto após 2 anos atípicos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório