Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Alcoolismo. Beber uns copos a mais ao fim de semana é problemático?

Aparentemente, sim, e quem o diz é uma dupla de professores, da Stanford University School of Medicine, que lançou, recentemente, um estudo onde revela que beber muito álcool num curto espaço de tempo pode levar à criação de padrões de consumo em excesso.

Alcoolismo. Beber uns copos a mais ao fim de semana é problemático?
Notícias ao Minuto

14:01 - 20/06/22 por Margarida Ribeiro

Lifestyle Alcoolismo

As bebidas alcoólicas fazem parte do dia-a-dia de vários portugueses e, normalmente, não são associadas a consequências negativas, mas só quando se bebe em moderação. Para confirmar esta ideia, um estudo, publicado no American Journal of Preventive Medicine, diz que indivíduos que bebam cinco ou mais bebidas de seguida, em apenas um dia, de forma regular, podem ter que lidar com consequências negativas. 

Os autores do estudo são Rudolf Moos e Charles Holahan, professores universitários  na Standford University School of Medicine. Juntos analisaram o comportamento de mais de mil americanos e chegaram à conclusão que muitos das pessoas com mais de 30 anos que bebem de forma moderada, na realidade, bebem em excesso ao fim de semana.

Holahan explicou à CNN que isto significa que um indivíduo que consuma um total de sete bebidas a um sábado, por exemplo, corre um maior risco de criar problemas do que outro que beba apenas um copo, diariamente, mesmo que o número total de bebidas seja o mesmo. 

As pessoas que criam este tipo de hábitos contam com cinco vezes mais probabilidade de começar a ter problemas relacionados com álcool, nomeadamente, dificuldade em desempenhar tarefas simples do dia-a-dia. 

Leia Também: Ansiedade, depressão e alcoolismo foram mais agravados pela pandemia

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório