Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ómicron: BA.2 pode causar reinfeção em apenas 20 dias

É o que diz um estudo dinamarquês.

Ómicron: BA.2 pode causar reinfeção em apenas 20 dias
Notícias ao Minuto

07:42 - 17/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Não é novidade que as reinfeções são uma realidade. Porém, estão a acontecer cada vez mais e cada vez mais cedo, como comprova um estudo realizado por investigadores do Statens Serum Institut (SSI), da Dinamarca, que mostra evidências de que a subvariante BA.2 da Ómicron pode provocar uma reinfeção por SARS-CoV-2 num intervalo de apenas 20 dias.

Segundo o documento, publicado na plataforma medRxiv, os cientistas tiveram acesso a amostras de aproximadamente 1,8 milhão de casos de infecções por coronavírus – independente da variante – na Dinamarca, no período de 22 de novembro de 2021 a 11 de fevereiro de 2022. Através do sequenciamento do genoma completo do vírus, selecionaram os casos de reinfeções pela BA.2 num intervalo temporal de 20 a 60 dias após a primeira infeção por BA.1.

De um total de 187 casos de reinfeção, foram identificados 47 pela BA.2, logo após uma infecção por BA.1, sobretudo entre jovens com uma média de idade de 15 anos e não vacinados. A maioria desenvolveu sintomas ligeiros. Também não foram registados óbitos. 

"Para a Delta, a proteção era, em média, de três meses. Com a Ómicron e as novas subvariantes, isso mudou. Há relatos de reinfeção em até 20 dias", escreveu a médica epidemiologista Denise Garrett, na rede social Twitter.

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Infeção por Ómicron não garante imunidade duradoura, sugere estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório