Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Cancro: Ensaios clínicos de medicamento mostram bons resultados

Nova esperança!

Cancro: Ensaios clínicos de medicamento mostram bons resultados
Notícias ao Minuto

08:13 - 08/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle doenças oncológicas

Há esperança de que possam estar a caminho boas notícias no combate ao cancro, principalmente o colorretal. Todos os participantes de um ensaio clínico americano parecem já não ter vestígios da doença. Segundo um artigo publicado na revista científica The New England Journal, o tumor desapareceu um ano após começarem a receber o medicamento dostarlimab.

O fármaco de imunoterapia trouxe resultados animadores para os doentes com este tipo de tumor. Os participantes tomaram o dostarlimab a cada três meses durante seis meses. Um ano depois do início do tratamento, não foram encontradas evidências de tumores nos exames.

Em entrevista ao The New York Times, o oncologista do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, Luiz Diaz Jr., um dos autores do estudo, afirma que a taxa de sucesso não é comum. Diz mesmo que talvez seja a primeira vez que algo do género é registado na história da investigação sobre o cancro. 

Todos os doentes que participaram no estudo têm uma mutação designada MMRd, que acomete  5% a 10% das pessoas com a doença. Esta característica tende a tornar os indivíduos menos responsivos à quimioterapia e radioterapia, mas deixa as células cancerígenas mais vulneráveis à resposta imunológica incentivada por um agente imunoterápico, como o dostarlimab.

Dos 18 participantes, seis ainda não tiveram os seus resultados divulgados por terem entrado mais tarde na experiência. O estudo ainda não está concluído. Os investigadores continuarão a acompanhar os doentes e serão recrutados mais voluntários. O objetivo dos cientistas é testar a eficácia do remédio contra outros tipos de cancro.

Leia Também: Como melhorar o diagnóstico e tratamento de tumores cerebrais malignos?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório