Anda a comer a quantidade de fibra que devia?

Depois de ler este artigo, vai querer aumentar o seu consumo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/06/2022 07:57 ‧ 07/06/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Demência

O consumo de alimentos ricos em fibras solúveis podem ajudar a reduzir o risco de demência, aponta um estudo publicado na revista Nutritional Neuroscience, que envolveu mais de 3.500 adultos japoneses.

Este estudo baseou-se em dados de uma grande investigação iniciada na década de 1980. As informações analisadas vão de 1985 a 2020. Os investigadores japoneses dividiram os dados em quatro grupos, de acordo com a quantidade de fibra ingerida. Os grupos que consumiam níveis superiores de fibra apresentaram um risco menor de desenvolver demência.

De acordo com o estudo, a ligação entre o consumo de fibras e a demência foi mais pronunciada para as fibras solúveis. Leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha, farelos de aveia, cevada e arroz, frutas e hortaliças são alguns dos alimentos ricos em fibras solúveis.

Tal como o nome indica, as fibras solúveis dissolvem-se na água e, à medida que se movem pelo trato gastrointestinal, formam uma substância gelatinosa. Estas fibras ligam-se à gordura e ao açúcar, sendo depois eliminadas pelas fezes. São ainda responsáveis pela sensação de saciedade. 

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência. 

A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões. A doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

Leia Também: Preste atenção a estes sinais subtis de 'assassino silencioso'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas