Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Estudo: 75% dos portugueses sabem pouco sobre o que andam a comer

A Padaria Portuguesa revela este e outros dados.

Estudo: 75% dos portugueses sabem pouco sobre o que andam a comer
Notícias ao Minuto

19:00 - 30/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Um estudo de mercado da Padaria Portuguesa, em parceria com a Netsonda, revela que 75% dos portugueses sabem pouco sobre os ingredientes que compõem os produtos que comem fora de casa, sobre as suas origens, os processos de fabrico e o impacto ambiental que têm no planeta. 

O estudo foi realizado no âmbito da campanha de reposicionamento d´A Padaria Portuguesa, está a ser colocada a questão 'Sabe o que anda a comer?'. Para responder a esta pergunta, a empresa realizou um estudo cujas conclusões apontam para um desconhecimento. "O bom sinal é que a maioria também está interessada em saber mais", lê-se em comunicado. 71% dos portugueses querem saber mais sobre os alimentos que consomem por três motivos: porque querem ter uma alimentação mais saudável (81%), consumir produtos de melhor qualidade (73%) e contribuir para um consumo mais sustentável (71%). 

Na sua política de transparência, a Padaria Portuguesa disponibiliza toda a informação aos seus clientes e, por isso, já tem online um novo 'website', com a revelação das matérias-primas, origens, processos de fabrico e produtos que nascem de projetos de economia circular, mas optou por ir mais longe: "Quisemos fazer este estudo de mercado porque queremos contribuir para a alteração de hábitos de consumo dos portugueses. Queremos ser transparentes com os nossos clientes e oferecer-lhes opções variadas, saudáveis e que contribuem para a economia circular", refere Rita Neto, diretora de marketing d’A Padaria Portuguesa, em comunicado.

Ao focar-se na nova oferta d’A Padaria Portuguesa, o estudo revela que os portugueses comem em média cinco pães e meio fora de casa, por semana, mas quase metade (46%) não sabe qual é a farinha que estes levam. Mas o estudo também revelou que 70% dos portugueses inquiridos não sabem o que é farinha de moleiro e 81% desconhecem os benefícios que a farinha de moleiro traz para a sua saúde. 

No que diz respeito ao consumo do café, tão apreciado pelos portugueses, as conclusões do estudo mostram que os portugueses bebem, em média, oito cafés por semana, mas que 65% desconhecem a sua origem. Ao servir apenas café orgânico, num 'blend' exclusivo de origens responsáveis e certificadas nas suas 59 lojas, A Padaria Portuguesa pretende celebrar o sabor e privilegiar todas as sensações que esta bebida pode proporcionar. Contudo, 66% dos inquiridos não sabem o que é café orgânico e 73% não conhecem os seus benefícios.

Nas saladas que prepara diariamente nas suas lojas e que serve ao almoço, A Padaria Portuguesa inclui cogumelos ostra, produzidos pela Nãm Mushroom Farm, a partir das borras do café orgânico separadas nas suas lojas, num projeto de economia circular. Este estudo revela que 84% dos portugueses não sabem exatamente o impacto ambiental daquilo que comem e mais de metade não sabe o que é a economia circular. 

Os ovos servidos nas lojas d’A Padaria Portuguesa provêm da Quinta da Caramuja, em Gouveia, e são biológicos. Quase metade dos portugueses inquiridos neste estudo não sabe de onde vêm os ingredientes dos produtos que consomem, mas cinco em cada seis consideram importante serem de origem nacional. 

No que diz respeito ao modo de produção, 83% dos portugueses preferiam que os produtos de padaria e pastelaria fossem feitos manualmente, como é o caso dos croissants brioche e de todos os produtos d’A Padaria Portuguesa, mas 80% não sabem como são feitos os produtos de padaria e pastelaria que consomem. 

Este estudo quantitativo foi feito através da aplicação de um questionário. Foram realizadas um total de 500 entrevistas online.

Leia Também: Receita de pão 'low carb' na frigideira (sim, leu bem!)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório