Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alerta escaldões! Se não quer parecer um 'tomate', coma estes alimentos

Tomates, toranjas e pimentos vermelhos são ricos em substância que o protege dos raios ultravioleta.

Alerta escaldões! Se não quer parecer um 'tomate', coma estes alimentos
Notícias ao Minuto

17:02 - 28/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Os dias de praia estão mesmo ao virar da equina e, quando se trata de sol, todos sabemos que a proteção solar é essencial. 

É precisamente por isso que os dermatologistas recomendam a aplicação de protetor solar todos os dias do ano - e não apenas durante os meses de Verão. 

Mas investigações levadas a cabo nos últimos anos indicam que aquilo que comemos também pode ajudar-nos a proteger-nos do sol.

O que são carotenoides?

Os carotenoides são pigmentos - vermelho, alaranjado ou amarelado - naturalmente presentes diversas frutas e legumes. Existem vários tipos de carotenoides, tais como: o licopeno, o beta-caroteno e a luteína.

Estudos provam que alimentos ricos em carotenoides - como os tomates, cenouras e pimentos, pode, contribuir para que uma pessoa sofra de menos queimaduras solares.

O licopeno é o caratenoide mais eficiente na proteção solar, possuindo uam forte ação antioxidante, responsável pela coloração vermelha dos alimentos. É essa substância que protege do eritema induzido pelos raios UV. 

Mas como?

Segundo a médica Ross Perri, diretora médica de uma clinica de dermatologia no Reino Unido, este tipo de alimentos possui efetivamente propriedades antioxidantes muito ricas que podem prevenir ou travar os agressores externos.

Segundo a mesma especialista,  os alimentos como tomates maduros, toranja, goiaba e os pimentos vermelhos são os alimentos mais ricos em licopeno.

"Estudos revelam que as pessoas que consomem estes alimentos com maior frequência têm mais 33% de proteção contra as queimadoras solares", afirma a médica, explicando que a justificação para isto é a de que a contém substâncias que neutralizam os efeitos dos raios ultravioletas.

Leia Também: Toalhas de Praia da Torres Novas estão de volta com novas cores

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório