Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Bebidas proteicas antes de cada refeição podem ajudar diabéticos

Um estudo revelou que os níveis de glucose eram melhor controlados ao tomar proteína whey, extraída do soro do leite.

Bebidas proteicas antes de cada refeição podem ajudar diabéticos
Notícias ao Minuto

20:36 - 27/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Diabetes

Bebidas proteicas de whey, uma proteína extraída do soro do leite, podem ajudar os diabéticos a controlar os níveis de açúcar no sangue, segundo um novo estudo.

Os cientistas creem que as bebidas podem ajudar a desacelerar a rapidez com que a comida é digerida e a estimular hormonas para prevenir que os níveis de açúcar subam rapidamente.

Na investigação da Universidade de Newcastle, citada pelo Independent, foram dados a pessoas com diabetes tipo 2 shots pré-feitos com uma pequena dose de proteína whey para tomarem antes de comerem uma refeição normal. Depois foram monitorizados durante uma semana na sua vida normal do quotidiano.

Aos mesmos participantes do estudo foram dados shots sem nenhuma proteína durante a semana seguinte e fizeram análises ao sangue para comparar os resultados.

O teste mostrou que os níveis de glucose eram muito melhor controlados quando estavam a tomar o suplemento antes das refeições, tendo sido observada uma média de mais duas horas extra de níveis de açúcar no sangue normais por dia, comparando com a semana sem proteína.

"Enquanto que nos estudos anteriores já tinha sido possível observar potencial para esta intervenção na dieta, esta é a primeira vez que as pessoas foram observadas enquanto faziam a sua vida normal", explicou Daniel West, o investigador principal do Centro de Investigação de Nutrição Humana e Grupo de Investigação de Diabetes da Universidade de Newcastle.

Segundo West, "a proteína funciona de duas formas, primeiro, ajuda a desacelerar a velocidade a que a comida passa pelo sistema digestivo e, depois, estimula um número importante de hormonas que evitam que os níveis de açúcar no sangue subam tanto".

Para o investigador é importante procurar "potenciais alternativas aos medicamentos, como suplementos", à medida que o número de pessoas a desenvolver diabetes tem vindo a aumentar no mundo.

A equipa pretende explorar ainda mais os benefícios das intervenções não médicas, levando a cabo o estudo em maior escala e por um período mais longo de até seis meses.

Leia Também: Três hábitos do dia a dia que aumentam o risco de diabetes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório