Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Antes de comprar, leia o rótulo. Como escolher uma bebida vegetal?

A recomendação é da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que sublinha, contudo, que o teor da proteína deste tipo de bebidas é inferior ao leite. A bebida de soja é a que mais se aproxima do teor proteico do leite de vaca.

Antes de comprar, leia o rótulo. Como escolher uma bebida vegetal?
Notícias ao Minuto

16:12 - 27/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle bebida vegetal

A escolha de uma bebida vegetal exige um "olhar atento ao rótulo", sobretudo à lista de ingredientes e à declaração nutricional. A recomendação é da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), que sublinha, contudo, que o teor da proteína deste tipo de bebidas é inferior ao leite. 

"As bebidas vegetais constituem uma opção em caso de alergia ao leite. Contudo, o teor da proteína é inferior, bem como a qualidade da mesma, pela falta de aminoácidos essenciais. A soja é a única, entre amêndoa, arroz, avelã, aveia e coco, que mais se aproxima do teor proteico do leite de vaca. Estas bebidas estão isentas de lactose, de caseína (proteína do leite) e de colesterol, e quase não contêm gordura saturada (exceto as bebidas de coco). A maioria é enriquecida com cálcio e vitaminas", adianta a DECO

Uma vez que as bebidas vegetais "não são todas iguais", a DECO recomenda que os consumidores estejam atentos ao rótulo, para se certificarem de que as características do produto que estão a comprar lhe interessam. "A declaração nutricional é fundamental", acrescenta. 

Como escolher a bebida vegetal?

Ainda segundo a DECO, deve ter atenção aos seguintes pontos: 

  • Sempre que possível, opte pelas versões sem açúcares adicionados;
  • Preste igualmente atenção à proteína, preferindo alternativas com teores mais altos, como é o caso das bebidas de soja. Se seguir uma dieta vegetariana, em particular a vegana, escolher um substituto com teores de proteína e cálcio adequados é especialmente importante;
  • Consulte a lista de ingredientes e verifique se está a optar por uma bebida vegetal enriquecida com cálcio e vitaminas. Opte, preferencialmente, por um produto fortificado com cálcio. Verifique os valores por 100 mililitros e compare entre marcas, pois nem todas são fortificadas. Quando são, nem todas as marcas contêm a mesma quantidade por 100 mililitros.

Leia Também: São Pedro do Sul recebe indemnização do Estado por rendas em atraso

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório