Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Casa ecológica: Leve a sustentabilidade até ao seu lar

Sabe o quão importante é verificar a classificação energética de uma casa?

Casa ecológica: Leve a sustentabilidade até ao seu lar
Notícias ao Minuto

20:19 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Ecologia

Ser sustentável é, atualmente, uma preocupação cada vez mais presente. Pode até dizer-se que... está na moda!

A propósito do Dia Mundial da Energia, a UCI Portugal [Unión de Créditos Inmobiliarios] lembra que "quando falamos em sustentabilidade, o pensamento mais comum é relacionar o tema com reciclagem, energias renováveis ou desperdício zero. Mas sustentabilidade é muito mais do que isso", pode ler-se em comunicado.

A sustentabilidade, defende em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, deve estar também presente nas nossas casas e para fazê-lo (e saber as suas vantagens) basta estar atento a estas três indicações:

Verificar a classificação energética na compra de nova casa

Quando compra uma casa é importante que faça uma aquisição que lhe  garanta menores níveis de consumo de energia no seu dia a dia. Assim, é importante optar por uma casa com classificação energética A ou B.

Como sabê-lo? Sabia que é obrigatório apresentar o certificado energético quando um imóvel é colocado no mercado? Embora seja um aspeto muito importante na compra de casa, a UCI Portugal revela que o estudo 'Casa_PT' concluiu que 87,8% dos inquiridos não sabiam indicar a classe energética da sua casa.

Conhecer as vantagens de uma casa sustentável

Já pensou o quanto pode poupar na conta da energia se mantiver o Ar Condicionado ligado apenas se (muito) necessário? Quanto menos o fizer, melhor classificação terá a sua casa em termos de eficiência energética. Com uma melhor classificação, é possível utilizar menos energia, reduzindo o desperdício e os custos com a mesma.

"Para além da redução nas faturas de energia, outros dos principais benefícios de optar por uma casa com elevada eficiência energética são a valorização do imóvel, uma maior qualidade de vida num ambiente doméstico mais saudável, reduzir a pegada ecológica e, claro, o acesso a condições especiais de crédito habitação através das soluções de crédito habitação green", lembra esta instituição financeira.

Melhorar a eficiência energética do imóvel

Mesmo quando a classificação energética da nova habitação não seja a mais indicada, é possível realizar obras de forma a melhorar a eficiência energética do imóvel.

Desta forma conseguirá com as obras não só melhorar a aparência da sua casa, como também valorizá-la, otimizar as poupanças energéticas a longo prazo e proteger o meio ambiente.

Leia Também: Sabia que a organização da sua casa influencia o seu bem-estar?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório