Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Portugal na linha da frente da taxa de vacinação contra o HPV na Europa

O país é um dos países mais pró-vacinas da União Europeia.

Portugal na linha da frente da taxa de vacinação contra o HPV na Europa
Notícias ao Minuto

14:01 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Vacinação

Um estudo realizado a pedido da MSD, que envolveu mais de sete mil pais de oito países da União Europeia, revela que um em cada cinco progenitores de toda a Europa que afirmam estar consciencializados sobre o Vírus do Papiloma Humano (HPV) não sabem que este vírus pode causar cancro. E não é tudo: 42% dos pais desconhece que as vacinas podem ajudar a prevenir alguns tipos de doença oncológica.

Ainda assim, Portugal destaca-se por ser dos países mais pró-vacinas da União Europeia. A maioria (70%) dos pais considera importante que os seus filhos sejam vacinados contra outras condições além da Covid-19. O estudo revela, ainda, que a perceção dos pais portugueses sobre a vacinação foi uma das mais impactadas pela pandemia de coronavírus.

Apesar de Portugal estar na linha da frente no que toca à taxa de vacinação contra o HPV na União Europeia e de três em quatro cada pais afirmarem que conhecem o Papilomavírus Humano, 20% dos progenitores portugueses ainda não sabem o que é o HPV. Apenas metade dos pais que afirmam estar consciencializados sobre o HPV se sentem verdadeiramente informados sobre o vírus.

Questionados sobre se concordam que "o HPV pode ser prevenido tanto nos rapazes como nas raparigas", 60% concorda com a afirmação, 22% concorda ligeiramente, 8% discorda e 10% não sabe. Sobre a frase "o HPV pode causar cancro tanto nas mulheres como nos homens", 45% dos pais portugueses afirma concordar fortemente, 24% ligeiramente, 13% discorda e 18% não sabe.

Leia Também: Vacinação e saúde digital são trunfos de Portugal para avaliação da OMS

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório