Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Canaïma. Gin criado na Amazónia chega a Portugal

Apoia a reflorestação e as tribos.

Canaïma. Gin criado na Amazónia chega a Portugal
Notícias ao Minuto

21:00 - 23/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bebidas

O Canaïma, o gin da Sogrape Distribuição, produzido pela destilaria venezuelana DUSA, está já disponível em Portugal. A bebida apoia a reflorestação e as tribos da Amazónia.

Assumindo o desafio de criar um gin único, os 'master blenders' estudaram centenas de plantas e frutas com todo o tipo de sabores e aromas procurando um equilibro perfeito. Esta procura conduzi-os a uma localização mística: a floresta amazónica. E convidaram Simone Caporale, um famoso bartender, conhecido por fazer parte da 'dream team' que levou o Artisan Bar no Langham Hotel, em Londres, a ser premiado como o melhor bar do mundo durante vários anos consecutivos, a participar no desenvolvimento do conceito de produto e perfil do gin Canaïma.

Este gin distingue-se por um sabor que resulta da mistura entre botânicos da floresta tropical e tradicionais de gin. É feito com 10 ingredientes exóticos da Amazónia colhidos manualmente em colaboração com a tribo Pemón, na Venezuela, como merey, açai, uva de Palma, túpiro, seje e copoazú, aos quais se junta um fruto da região de Lara, onde fica localizada a destilaria, e oito botânicos tradicionais utilizados na produção de gin.

A todos os 19 botânicos que se encontram na sua composição é dado um tratamento especial, para melhorar extração dos aromas: primeiro são moídos e colocados individualmente em álcool neutro de cereais e depois são destilados em separado num alambique de cobre para extrair toda a essência necessária de cada um deles. É produzido apenas em lotes de quinhentos litros.

O master blender cria depois um blend com uma identidade e sabor únicos que revelam na prova um impacto cítrico da casca de laranja, com notas de ervas que emergem do seje e frutadas provenientes do merey, que são complementadas por notas aromáticas e minerais do copoazú, da uva de moriche, do túpiro e do açaí.

Quanto à garrafa do gin, é também produzida com materiais não tóxicos e recicláveis, procurando alternativas para minimizar a pegada ecológica. O rótulo é feito de papel reciclado não revestido, biodegradável e reciclável, a tampa é feita de cortiça natural e madeira de faia (Fagus) de florestas sustentáveis controladas e o vidro da garrafa contém vidro reciclado.

Em Portugal, o Gin Canaïma encontra-se à venda em garrafeiras da especialidade e no retalho especializado (ECI, Apolónia). Anualmente, o Canaïma reverte 10% das suas vendas globais "para financiar iniciativas que ajudam a preservar a cultura, a melhorar a qualidade de vida das diferentes comunidades indígenas da Amazónia e a ajudar na reflorestação de uma região que é frequentemente fustigada por incêndios", lê-se em comunicado.

Leia Também: No Las Ficheras, a primavera tem sabor a México

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório