Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mais de 30% dos doentes hipertensos têm esta síndrome (e não sabem)

O alerta é da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Mais de 30% dos doentes hipertensos têm esta síndrome (e não sabem)
Notícias ao Minuto

17:48 - 19/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Hipertensão arterial

Cerca de 30 a 40% dos hipertensos têm síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS), referem as médicas pneumologistas Mafalda van Zeller e Vânia Caldeira, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Por outro lado, dos doentes diagnosticados com SAOS, cerca de metade têm hipertensão, "sendo, por isso, também importante considerar a SAOS como um importante fator de risco para o desenvolvimento de hipertensão arterial (HTA)", referem em comunicado. 

Segundo as pneumologistas, "as normas de abordagem diagnóstica de HTA referenciam a SAOS como um fator etiológico a investigar na presença de hipertensão arterial refratária (de difícil controlo), o que reforça a influência que esta síndrome tem no controlo da HTA, devendo, os doentes com hipertensão refratária ao tratamento ser avaliados em consultas de patologia respiratória de sono". "Destes doentes com HTA refratária, 70% tem SAOS grave", destacam.

Mafalda van Zeller e Vânia Caldeira alertam ainda para a necessidade dos doentes hipertensos, na presença de alguns fatores, como o facto de os valores de HTA não normalizarem com medicação (mesmo já com várias classes de medicamentos diferentes), crises de subida da TA durante a noite ou outros riscos de risco para apneia do sono - como a obesidade ou sintomas sugestivos para a doença (ressonar, paragens respiratórias durante o sono ou sonolência excessiva durante o dia) - suspeitarem da presença de SAOS e consultarem um médico especialista.  

Leia Também: O impacto da hipertensão arterial na principal causa de morte em Portugal

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório