Meteorologia

  • 07 JULHO 2022
Tempo
22º
MIN 21º MÁX 39º

Covid-19 poderá estar na origem da hepatite aguda infantil, diz estudo

O trabalho sugere que esta hepatite de origem desconhecida poderá ter tido origem através do contacto do adenovírus 41F com partículas da Covid-19 ainda presentes no trato intestinal das crianças.

Covid-19 poderá estar na origem da hepatite aguda infantil, diz estudo
Notícias ao Minuto

23:00 - 18/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Hepatite aguda infantil

A Covid-19 poderá estar na base dos casos de hepatite aguda infantil em todo o mundo, segundo um estudo recentemente publicado na revista científica The Lancet Gastroenterology & Hepatology, citado pela Reuters.

Ainda que as análises à maioria das crianças afetadas tenha detetado a presença do adenovírus 41F – que não é conhecido por ‘atacar’ o fígado –, esta hepatite de origem desconhecida poderá ter tido origem através do contacto do adenovírus com partículas da Covid-19 ainda presentes no trato intestinal, sobrecarregando o sistema imunitário das crianças, dizem os investigadores.

Um outro estudo, que aguarda uma revisão por pares, sugere que as crianças que tenham sido infetadas pelo SARS-CoV-2 têm uma maior probabilidade de sofrer de problemas no fígado, ainda que realce que esta tese terá de ser suportada com mais estudos.

Os últimos dados divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa), que criou um Grupo de Crise para vigiar a doença, relatam a existência de, pelo menos, 450 casos de hepatite aguda infantil em todo o mundo, que já provocou a morte de 11 crianças.

Os primeiros 10 casos de hepatite infantil aguda foram notificados à Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo Reino Unido, a 5 de abril, envolvendo crianças com menos de 10 anos.

Leia Também: Portugal tem uma "brigada anti-hepatite disponível 24h por dia"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório