Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Células infetadas podem explodir e piorar quadro, alerta estudo

Descoberta pode explicar como ocorre a tempestade de citocinas, mais conhecida como a reação exagerada do sistema imunológico que causa inflamação nos órgãos.

Covid-19: Células infetadas podem explodir e piorar quadro, alerta estudo
Notícias ao Minuto

08:57 - 17/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Uma equipa de investigadores do Royal Free Hospital, em Londres, no Reino Unido, sugere que determinadas células humanas infetadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem de facto explodir no organismo, revela um artigo publicado pelo jornal Metrópoles. 

Ora, o processo de morte celular, denominado piroptose, pode elucidar em parte o porquê do vírus provocar danos e inflamação em vários órgãos.

Segundo o hepatologista Gautam Mehta, daquele hospital, oito em cada 10 pacientes hospitalizados com Covid-19 experienciam o problema. 

Para efeitos da pesquisa, os cientistas analisaram amostras de sangue de 73 pacientes com 18 anos ou mais que sofreram de sintomas associados à Covid-19, entre julho de 2020 e outubro de 2021.

Conforme explica o jornal Metrópoles, a piroptose ou explosão das células expele partículas nocivas para a corrente sanguínea, incitando o processo inflamatório.

“A inflamação e a morte celular são fatores importantes na Covid grave, e nossa pesquisa mostra que a piroptose é frequentemente a culpada”, partilhou Mehta com o jornal Daily Mail.

"Atualmente os nossos tratamentos são voltados para o próprio vírus. Se pudermos direcionar o tratamento ao processo que causa o quadro grave, poderemos desenvolver um tratamento eficaz que funcione mesmo em pacientes para os quais as vacinas não são eficazes”, acrescentou o cientista.

O estudo, originalmente divulgado na revista Nature, foi realizado pelo Royal Free Hospital em parceria com a Harvard Medical School, nos Estados Unidos. 

Leia Também: Covid: 50% dos sobreviventes ainda tem sintomas persistentes após 2 anos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório