Covid-19: Células infetadas podem explodir e piorar quadro, alerta estudo

Descoberta pode explicar como ocorre a tempestade de citocinas, mais conhecida como a reação exagerada do sistema imunológico que causa inflamação nos órgãos.

Covid-19

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
17/05/2022 08:57 ‧ 17/05/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

Uma equipa de investigadores do Royal Free Hospital, em Londres, no Reino Unido, sugere que determinadas células humanas infetadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem de facto explodir no organismo, revela um artigo publicado pelo jornal Metrópoles. 

Ora, o processo de morte celular, denominado piroptose, pode elucidar em parte o porquê do vírus provocar danos e inflamação em vários órgãos.

Segundo o hepatologista Gautam Mehta, daquele hospital, oito em cada 10 pacientes hospitalizados com Covid-19 experienciam o problema. 

Para efeitos da pesquisa, os cientistas analisaram amostras de sangue de 73 pacientes com 18 anos ou mais que sofreram de sintomas associados à Covid-19, entre julho de 2020 e outubro de 2021.

Conforme explica o jornal Metrópoles, a piroptose ou explosão das células expele partículas nocivas para a corrente sanguínea, incitando o processo inflamatório.

“A inflamação e a morte celular são fatores importantes na Covid grave, e nossa pesquisa mostra que a piroptose é frequentemente a culpada”, partilhou Mehta com o jornal Daily Mail.

"Atualmente os nossos tratamentos são voltados para o próprio vírus. Se pudermos direcionar o tratamento ao processo que causa o quadro grave, poderemos desenvolver um tratamento eficaz que funcione mesmo em pacientes para os quais as vacinas não são eficazes”, acrescentou o cientista.

O estudo, originalmente divulgado na revista Nature, foi realizado pelo Royal Free Hospital em parceria com a Harvard Medical School, nos Estados Unidos. 

Leia Também: Covid: 50% dos sobreviventes ainda tem sintomas persistentes após 2 anos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas