Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Pressão alta? Dormir nesta posição combate ativamente a hipertensão

Certificar-se de que dorme na posição ideal ajuda a aliviar o stress nos vasos sanguíneos que transportam o sangue para o coração. Tendo em conta que a hipertensão é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Pressão alta? Dormir nesta posição combate ativamente a hipertensão
Notícias ao Minuto

11:00 - 13/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Hipertensão

Estima-se que um em quatro portugueses sofre de pressão alta - condição em que o bombeamento excessivo de sangue contra as paredes das artérias pode causar problemas de saúde graves caso não seja tratada. 

Também conhecida como hipertensão, é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares potencialmente fatais.

Como tal, é essencial fazer tudo o que pudermos para melhorar a condição - e o modo como dormimos pode desempenhar um papel vital nesse aspeto.

A apneia do sono é um distúrbio que causa lapsos graves na respiração.

Fazendo com que o cérebro bombeie mais sangue para áreas-chave como o cérebro e o coração.

Tal coloca pressão adicional nas paredes das artérias e aumenta a pressão arterial mais do que se respirasse normalmente.

Quedas súbitas nos níveis de oxigénio no sangue durante a apneia do sono aumentam a pressão arterial e deterioram o sistema cardiovascular.

Ora, segundo o jornal Mirror, dormir virado para o lado esquerdo é pensado ser a melhor posição de sono para a hipertensão, na medida em que alivia a pressão arterial sobre os vasos sanguíneos que retornam o sangue para o coração.

Dor nas costas também pode causar distúrbios do sono significativos, de modo que deve igualmente evitar quaisquer posições de sono que coloquem pressão sobre esta área.

"Descansar de lado, com as costas mais retas, pode ajudar a reduzir a apneia do sono", refere o prestador de cuidados Medicover Hospitals.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório