Todos os dias são revelados novos prós e contras do café. Sabe bem, estimula e desperta se for ingerido na quantidade adequada. Em excesso, pode tornar-se viciante.
A nível geral, e tratando-se de adultos saudáveis, ingerir entre 200 a 300 mg de cafeína diariamente não é considerado nocivo (o que corresponde a dois a três cafés), segundo a Mayo Clinic.
Se este não é o seu caso, veja abaixo alguns sinais que, de acordo o portal Metrópoles, indicam que pode estar dependente de café:
1- Ansiedade
Ficar sem café ou ingerir demasiada cafeína pode ser o suficiente para deixar uma pessoa com os nervos em franja. Isto porque a substância está relacionada com a libertação de hormonas em resposta ao stress, como a adrenalina.
2- Insónia
Não prega olho? A cafeína tende a ficar horas no organismo e, se for consumida em excesso, pode acabar por atrapalhar o sono.
3- Dor de cabeça
As substâncias presentes no café tornam os vasos sanguíneos do cérebro mais finos. Se parar de consumir a bebida, os vasos podem voltar a expandir, causando dor na região. E o desconforto pode durar cerca de duas semanas a passar.
4- Tonturas
A cafeína é um estimulante e reduz o fluxo de sangue no cérebro. Se for consumida em excesso, pode provocar tonturas.
5- Tremores
Sem cafeína, os músculos podem sofrer espasmos. Os mais comuns ocorrem nas mãos e nos olhos.
6- Pressão alta
Café a mais pode desencadear um pico na pressão de quem já tem hipertensão.
7- Problemas oftalmológicos
Mais de quatro xícaras de café por dia podem estar associadas ao aumento da pressão ocular, causada pela contração dos vasos sanguíneos. O problema pode provocar visão desfocada, 'sangue nos olhos' e até cegueira. Estudos recentes mostram ainda que o elevado consumo de café pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma, a terceira maior causa de cegueira no mundo.
8- Confusão e alucinações
Apesar de ser uma situação considerada rara, a overdose de cafeína pode levar à alucinações e confusão mental pelo aumento da adrenalina no corpo.
Leia Também: Polícia suíça encontra 500 quilos de cocaína em fábrica da Nespresso