Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

O retrato (surpreendente) dos hábitos de limpeza dos portugueses

Eis as conclusões do Dyson Global Dust Study.

O retrato (surpreendente) dos hábitos de limpeza dos portugueses
Notícias ao Minuto

18:30 - 10/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Limpeza

Os portugueses (42%) continuam a limpar as suas casas com tanta ou mais frequência do que no ano passado, com o objetivo de mantê-las limpas e livres de vírus. Contudo, 31% dizem que a razão pela qual limpam é porque têm pó ou sujidade visível no chão, mostram os resultados do Global Dust Study, da Dyson.

"É preocupante que as pessoas só limpem quando detetam pó visível no chão, já que muitas partículas de pó são microscópicas", alerta Monika Stuczen, investigadora e cientista de microbiologia da Dyson, em comunicado, sublinhando que "quando as pessoas começam a ver pó, é muito provável que os ácaros já se estejam a acumular".

O estudo, que envolveu mais de 32 mil pessoas de 33 países, revela que a consciência da necessidade de aspirar espaços que muitas vezes passam despercebidos, como colchões e sofás, tem aumentado. Mesmo assim,  só 27% dos portugueses limpa o colchão regularmente, 35% as cortinas e persianas e 48% os sofás.

Por outro lado, Portugal é um dos países com uma maior perceção dos problemas de saúde relacionados com alergias e asma que o pó pode causar. Não é por acaso que apenas 17% dos portugueses utiliza sapatos dentro de casa.

Animais de estimação: O que muda?

A pandemia também ajudou ao aumento do número de pessoas que acrescentaram um animal de estimação ao núcleo familiar: 50% dos agregados familiares em todo o mundo têm agora um animal de estimação, número que cresce quando olhamos para o nosso país com 63% da população a conviver diariamente com os seus 'melhores amigos'. No entanto, há muito pouca consciência do que os animais de estimação podem levar consigo de forma não intencional: 27% dos portugueses aspiram o colchão regularmente, 64% dos donos de animais de estimação desconhecem que estes podem transportar pólen e 76% não sabem que os patudos podem transportar vírus e fezes de ácaros, porque estes são frequentemente de tamanho microscópico.

Embora quase metade dos portugueses com animais de estimação os penteie, pelo menos, uma vez por semana, três em cada quatro fazem-no utilizando apenas uma escova ou pente. Isto reduz a quantidade de pelo que os animais de estimação perdem pela casa, mas não os impede de continuar a transportar e a espalhar partículas microscópicas.

O Global Dust Study revela que os aspiradores são vistos como o método mais eficaz para eliminar o pó de casa. Mesmo assim, os panos húmidos continuam a ser a principal ferramenta de limpeza dos inquiridos, com uma pontuação de 67%, enquanto os aspiradores estão em segundo lugar, com uma pontuação de 66%. Já em Portugal, a maioria (87%) utiliza o aspirador nas suas limpezas.
 
"A utilização de um pano húmido para limpar superfícies é ótima. No entanto, a sequência de ferramentas de limpeza é crítica. Humedecer o pó do chão - mesmo o pó mais fino, invisível a olho nu - poderia criar um habitat mais favorável à proliferação de ácaros e bolores", explica Monika. "O pó é removido de forma mais eficaz aspirando primeiro, antes de se passar à limpeza das superfícies. Mesmo assim, é essencial utilizar um aspirador com tecnologia de filtragem e selagem eficaz para assegurar que o que quer que seja aspirado fique retido e não seja soprado de volta para casa."

O Dyson Global Dust Study 2022 é um inquérito online de 15 minutos no qual participaram 32 282 inquiridos de 33 países: Estados Unidos, Canadá, México, Países Baixos, Irlanda, Portugal, Espanha Austrália, Japão, China, Coreia do Sul, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália, Turquia, Bélgica, Dinamarca, Noruega, Suécia, Polónia, Áustria, Suíça, Arábia Saudita, Rússia, Emirados Árabes Unidos, Índia, Hong Kong, Tailândia, Malásia, Taiwan, Filipinas e Singapura. O inquérito foi realizado entre 14 de fevereiro e 7 de março de 2022. Os dados e o número de participantes foram ponderados globalmente para serem representativos, apesar da diferente densidade populacional de cada país.

Leia Também: Cinco dicas para que a limpeza do lar deixe de ser uma dor de cabeça

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório