Procurar

Sinais de alerta no corpo indicadores de colesterol alto

O corpo humano necessita naturalmente de colesterol, uma substância cerosa presente no sangue, de modo a permitir a construção de células saudáveis. No entanto, indivíduos que sofrem de colesterol elevado podem desenvolver depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.

Sinais de alerta no corpo indicadores de colesterol alto

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
09/05/2022 07:38 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

Por vezes, esses depósitos podem fragmentar-se subitamente e formar um coágulo que causa um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. 

Embora nem todo o colesterol seja mau para o corpo, o tipo conhecido como lipoproteína de baixa densidade (LDL) é danoso e pode colocá-lo em maior risco de problemas de saúde. Portanto, é importante manter os níveis sob controle através da realização de exames de sangue regulares.

Um sinal revelador de colesterol elevado pode ser a sensação de dormência nas pernas e nos pés. Tal indica a formação de placas nas artérias e nos vasos sanguíneos. Interrupções no fluxo sanguíneo podem impedir que o sangue rico em oxigénio atinja os braços e os pés, causando dor e a uma sensação desconfortável de formigueiro.

Outros sinais e sintomas da doença nas pernas e pés incluem cãibras, feridas que não curam, e frio nos membros.

Adicionalmente, é esta placa depositada nas artérias que acaba por estreitar as artérias, devido aos depósitos adiposos que as bloqueiam. Ora, quando o colesterol extra estreita ou bloqueia as artérias, o fenómeno limita o fluxo de sangue para várias partes do corpo, incluindo as unhas. O que por sua vez pode deixá-las com linhas escuras. Estas linhas são finas, vermelhas a acastanhadas e geralmente surgem na direção do crescimento das unhas.

Leia Também: Cinco dicas para fazer frente ao mau colesterol, segundo um especialista

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10