Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sinais de alerta no corpo indicadores de colesterol alto

O corpo humano necessita naturalmente de colesterol, uma substância cerosa presente no sangue, de modo a permitir a construção de células saudáveis. No entanto, indivíduos que sofrem de colesterol elevado podem desenvolver depósitos de gordura nos vasos sanguíneos.

Sinais de alerta no corpo indicadores de colesterol alto
Notícias ao Minuto

07:38 - 09/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Colesterol LDL

Por vezes, esses depósitos podem fragmentar-se subitamente e formar um coágulo que causa um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. 

Embora nem todo o colesterol seja mau para o corpo, o tipo conhecido como lipoproteína de baixa densidade (LDL) é danoso e pode colocá-lo em maior risco de problemas de saúde. Portanto, é importante manter os níveis sob controle através da realização de exames de sangue regulares.

Um sinal revelador de colesterol elevado pode ser a sensação de dormência nas pernas e nos pés. Tal indica a formação de placas nas artérias e nos vasos sanguíneos. Interrupções no fluxo sanguíneo podem impedir que o sangue rico em oxigénio atinja os braços e os pés, causando dor e a uma sensação desconfortável de formigueiro.

Outros sinais e sintomas da doença nas pernas e pés incluem cãibras, feridas que não curam, e frio nos membros.

Adicionalmente, é esta placa depositada nas artérias que acaba por estreitar as artérias, devido aos depósitos adiposos que as bloqueiam. Ora, quando o colesterol extra estreita ou bloqueia as artérias, o fenómeno limita o fluxo de sangue para várias partes do corpo, incluindo as unhas. O que por sua vez pode deixá-las com linhas escuras. Estas linhas são finas, vermelhas a acastanhadas e geralmente surgem na direção do crescimento das unhas.

Leia Também: Cinco dicas para fazer frente ao mau colesterol, segundo um especialista

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório