Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

76% dos portugueses crêem que uma relação pode beneficiar da masturbação

É o que revela um estudo da Lelo.

76% dos portugueses crêem que uma relação pode beneficiar da masturbação
Notícias ao Minuto

22:00 - 08/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sexualidade

A masturbação não é um ato indulgente ou até mesmo egoísta, já que com um parceiro pode fortalecer a ligação e melhorar a vida sexual, contribuindo para aproximar o casal à medida que se tornam mais abertos sobre o que lhes agrada. Contudo, um estudo da marca sueca Lelo, realizado em março deste ano e que envolveu 562 portugueses, entre os 18 e 65 anos, revela que apenas 5% considera já não ser um tema tabu.

A maioria (57%) dos inquiridos afirma que, dependendo com quem se fala sobre o assunto, a masturbação ainda é um tema tabu na sociedade e 38% das pessoas considera mesmo que este tópico ainda está envolvo em preconceitos.

No entanto, grande parte da população portuguesa sente facilidade em falar sobre masturbação (47%), apesar de 45% ainda ter revelado que o faz de forma reservada. Entre quem não fala sobre masturbação, 74% é por ter vergonha (74%) e 26% por considerar que é um tema pessoal.

Dados do estudo revelam também que oito em cada 10 portugueses se sente bem e confiante em relação à masturbação. No entanto, os restantes confessaram que sentem culpa, ansiedade e medo de ser descobertos.

Em média, 14% dos portugueses afirma que se masturba diariamente, 27% oito vezes ao mês, 23% quatro vezes e 36% uma vez ao mês. Ainda assim, 60% dos inquiridos afirma que a masturbação pode trazer inúmeras vantagens, referindo inclusivamente que pode ser benéfico para a saúde.

Ao nível de relacionamento entre casais, 73% assumiu que se sente confortável em falar com o companheiro sobre masturbação. Porém, 27% dos diz ter vergonha, ainda que mais de metade dos portugueses (51%) já se incentivem mutuamente a incluir a masturbação nos seus atos sexuais. Por outro lado, 40% afirma que nunca o fez e 5% que já o fez, mas não se sente confortável.

Já 76% das pessoas acredita que uma relação amorosa pode beneficiar do ato de masturbação. E mais de oito pessoas em 10 acreditam que tanto solteiros como pessoas com uma relação o podem e devem fazer.

A Lelo acrescenta que 31% dos inquiridos afirma que usa brinquedos sexuais quando se masturba, em metade das vezes, e 23% chega mesmo a indicar que utiliza quase sempre. Já 37% reforça que a experiência da masturbação, com o uso de 'gadgets' sexuais, torna a mesma melhor ou mais completa.

Leia Também: Masturbação. Os mitos em que tem de parar de acreditar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório