Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cientistas criam modelos de metástases cerebrais para os estudar melhor

Cientistas portugueses criaram modelos de metástases cerebrais humanas em ratinhos, um trabalho que permitirá estudar melhor estes tumores e testar novos medicamentos contra o cancro metastizado no cérebro, que tem pior prognóstico, foi hoje divulgado.

Cientistas criam modelos de metástases cerebrais para os estudar melhor
Notícias ao Minuto

16:17 - 03/05/22 por Lusa

Lifestyle Tumores

O trabalho, liderado por Cláudia C. Faria, investigadora do Instituto de Medicina Molecular (IMM) João Lobo Antunes e neurocirurgiã do Hospital de Santa Maria, ambos em Lisboa, foi publicado na revista científica Cell Reports Medicine.

A investigadora e restante equipa implantaram em ratinhos "pequenos fragmentos" de metástases do cérebro de doentes com vários tipos de cancro, incluindo do pulmão, cólon, bexiga, pele, mama, próstata e endométrio, que foram operados no Hospital de Santa Maria, tendo constatado que as células tumorais se disseminaram nos roedores "de forma muito semelhante à disseminação" ocorrida nos doentes.

As metástases, por definição, são tumores secundários que se formam a partir de tumores primários com origem num órgão diferente. "As metástases cerebrais são a principal causa de morbilidade e mortalidade associada ao cancro", sublinha um comunicado conjunto do IMM e do Hospital de Santa Maria.

Cláudia C. Faria disse à Lusa que o estudo revelou que "as alterações genéticas dos tumores originados nos modelos animais eram idênticas às identificadas nos respetivos tumores dos pacientes" e que medicamentos anticancerígenos testados nos roedores "foram eficazes no tratamento dos tumores originados a partir de metástases cerebrais humanas".

"O facto de os nossos modelos recapitularem, do ponto de vista biológico e genético, os tumores humanos que lhes deram origem, torna-os únicos para estudar a doença metastática dos doentes e permite que sejam testadas novas terapias com eventual aplicação clínica no futuro", adiantou, justificando a relevância do estudo.

Num próximo passo da investigação, a equipa de Cláudia C. Faria pretende, recorrendo à mesma metodologia, "usar os modelos desenvolvidos para melhor estudar o processo biológico de metastatização e, simultaneamente, identificar fármacos inovadores que possam bloquear esse processo de disseminação para o cérebro".

"Uma das perguntas para as quais ainda não temos uma resposta definitiva, e em que o nosso conhecimento científico ainda é limitado, é 'por que motivo células malignas de vários tipos de cancro, sendo os mais frequentes o cancro do pulmão, mama, rim e pele, a determinada altura, decidem sair do tumor principal, entrar na corrente sanguínea e irem alojar-se no cérebro'", apontou, justificando "a importância clínica de conhecer este processo" com o facto de "doentes com cancro e metástases no cérebro terem pior prognóstico".

O estudo hoje publicado teve a colaboração de investigadores do Instituto Europeu de Bioinformática, no Reino Unido.

Leia Também: Novas subvariantes da Ómicron podem evitar imunidade de infeções passadas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório