Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bê-à-bá do ácido hialurónico. O que é, onde existe e quais os benefícios?

Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, Ana Sofia Amaral, responsável da L’Oréal Portugal (Regulatory & Scientific Affairs director) responde às dúvidas mais frequentes sobre este ingrediente 'estrela'.

Bê-à-bá do ácido hialurónico. O que é, onde existe e quais os benefícios?
Notícias ao Minuto

09:08 - 03/05/22 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle Cosmética

Já deve, com certeza, ter esbarrado neste famoso 'palavrão' em cremes, séruns, tratamentos estéticos e até maquilhagem. O ácido hialurónico alcançou o estatuto 'holy grail' da cosmética nos últimos anos e, hoje, é um dos ingredientes mais populares nos cosméticos anti-idade. O que talvez nunca lhe tenha passado pela cabeça é que se trata de uma molécula que existe dentro do nosso organismo, para dar e vender, até aos 25 anos. Depois, começa o confronto com a dura realidade: o aparecimento das primeiras rugas.

Porém, antes de correr desenfreada para a clínica de estética mais próxima, pode e deve procurar fórmulas com ácido hialurónico nos cremes que aplica. Está comprovado cientificamente que, ao atuar na pele, é uma das mais poderosas 'armas' contra o envelhecimento cutâneo, porque ajuda a reter grandes quantidades de água e a hidratar. Trocando por miúdos, isso significa uma pele com uma aparência mais jovem, firme e luminosa por mais tempo. 

Mas as boas notícias não se ficam por aí. Este ingrediente de 'excelência' também pode ser utilizado no cabelo. O resultado? Fios mais fortes e volume. Por isso, na indústria da beleza, não faltam marcas a querer assumir a dianteira na corrida aos últimos avanços na cosmética. É o caso da L’Oréal Paris, que acaba de lançar no mercado duas novidades, para cabelo e rosto, que incluem o ingrediente 'estrela': a Gama Elvive Hidra Hialurónico e Revitalift Filler Sérum Contorno de Olhos: Revitalizador da zona do contorno dos olhos.

A propósito destes lançamentos, o Lifestyle à Minuto esteve à conversa com Ana Sofia Amaral, Regulatory & Scientific Affairs director da L’Oréal Portugal, que nos contou tudo sobre o poder do ácido hialurónico e desmistificou receios.

Notícias ao Minuto

O que é exatamente o ácido hialurónico?

O ácido hialurónico é, do ponto de vista químico, um polissacárido (do grego polýs, «muito» +sákkaron, «açúcar»), ou seja, um polímero formado por inúmeras unidades de hidratos de carbono (açúcares), produzido naturalmente no nosso corpo. Foi identificado, pela primeira vez, ao nível dos olhos, pode ser encontrado também nas articulações, e, ao nível da pele, existe em grande abundância.

Leia Também: Prepare a carteira! Novos produtos de beleza a partir de 2,60€

Como é obtido?

O ácido hialurónico que utilizamos é produzido por biotecnologia e é idêntico ao que é produzido no nosso corpo. Trata-se de um processo de bio-fermentação que utiliza bactérias lácticas. Este processo utiliza matérias-primas de origem natural e renovável e obedece aos princípios da 'química verde', ou seja, processos de baixa energia e sem adição ou eliminação de substâncias tóxicas.

Há apenas um tipo de ácido hialurónico?

Podemos ter diferentes tipos de ácido hialurónico, nomeadamente de vários tamanhos, ou melhor, de vários pesos moleculares. O tamanho dos fragmentos de ácido hialurónico é selecionado para que penetrem apenas nas primeiras camadas da pele. Os fragmentos de maior peso molecular atuam principalmente na superfície e os de menor tamanho penetram mais profundamente na epiderme.

Devemos sempre seguir as indicações que constam das embalagens quanto à forma como devemos utilizar o produto

E o que faz? 
O ácido hialurónico existente na pele tem diversas funções, nomeadamente ser um reservatório muito importante de água, contribuindo para a consistência elástica e preenchida da pele. Em cosmética é utilizado pela sua grande capacidade hidratante. 

Onde pode ser aplicado?

Tem várias aplicações, em cosmética é normalmente utilizado em produtos para o rosto e, mais recentemente, também em produtos capilares. Podemos encontrá-lo na forma de sérum, em emulsões diversas indicadas para o rosto, ou para o contorno dos olhos. É um ingrediente muito versátil e muito bem tolerado.

Leia Também: Dicas para proteger o cabelo antes e depois da exposição solar

Quais os benefícios?

A sua grande capacidade hidratante proporciona um imediato conforto e suavidade à pele, reforça a sua proteção de superfície e atenua alguns sinais de idade como as rugas. Os nossos investigadores utilizam diferentes tipos de ácido hialurónico para poderem obter uma maior eficácia. Assim, utilizam os fragmentos de ácido hialurónico de maior peso molecular que permanecem à superfície formando um filme protetor que ajuda na retenção da hidratação natural da pele. Os de menor peso molecular que penetram mais profundamente ao nível da epiderme são utilizados para estimular a produção natural de ácido hialurónico reforçando a coesão da função barreira. Desta forma conseguem obter uma eficácia otimizada, aproveitando de forma muito completa as qualidades do ácido hialurónico.

 Não traz qualquer tipo de risco e pode ser utilizado em todos os tipos de pele

Com que frequência devemos usá-lo e como podemos adicioná-lo à nossa rotina?

Este ingrediente não apresenta cuidados especiais para a sua utilização em cosméticos. Está normalmente inserido em formulações que podem ser mais ou menos complexas dependendo do fim a que se destinam e que podem normalmente ser aplicadas sem nenhum tipo de precaução especial. Devemos sempre seguir as indicações que constam das embalagens quanto à forma como devemos utilizar o produto em causa.

A partir de que idade pode e deve ser utilizado?

Sendo um ingrediente com características sobretudo hidratantes e também anti-idade, pode ser utilizado em pele mais jovem ou numa pele mais madura. Tudo depende do tipo de formulação onde está inserido e do tipo de ácido hialurónico que é utilizado, de maior ou menor peso molecular. Devemos ter em consideração que um produto cosmético é uma formulação no seu todo. A sua ação não depende apenas de um ingrediente específico, mas da harmonia, complementaridade e sinergia com que o conjunto dos ingredientes se comportam. Outro ponto importante é se a formulação em causa é adaptada ou não à realidade da pele, o tipo de pele e as suas necessidades específicas. Por isso, os laboratórios da L'Oréal desenvolvem fórmulas com ácido hialurónico de diferentes tipos com diferentes concentrações e com outros ingredientes que podem ser complementares na eficácia que se pretende.  

Pode acarretar riscos para a saúde?

O ácido hialurónico utilizado em cosméticos não traz qualquer tipo de risco e pode ser utilizado em todos os tipos de pele. É, no entanto, importante ter em consideração quais as características do produto cosmético onde está inserido e a que tipo de pele esse produto se destina.

Leia Também: Alerta para riscos de substâncias proibidas em cosméticos branqueadores

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório